Presidente do Complexo do Pecém participa de missão técnica sobre hidrogênio no Reino Unido

13 de março de 2023 - 14:53 # # # #

Yanna Guimarães - Ascom CIPP - Text

O Hub de Hidrogênio Verde que será instalado no Ceará, assim como todas as suas possibilidades, foi apresentado na última semana em missão técnica da Embaixada do Reino Unido no Brasil. O Complexo do Pecém foi representado pelo presidente Hugo Figueirêdo, que destacou as oportunidades de investimentos no âmbito do hidrogênio verde a empresários do setor no Reino Unido. Ele também foi recebido no Parlamento Inglês pelo deputado federal Marco Longhi, que deverá fazer uma visita ao Ceará.

“A missão foi importante também para estimular a integração entre os portos brasileiros com atuação em hidrogênio de baixo carbono, não só para exportação, como também para o mercado interno. Esperamos desenvolver projetos de cooperação com esses portos em breve e, naturalmente, com instituições do Reino Unido”, destacou Hugo Figueirêdo.

Ele viajou a convite da Embaixada do Reino Unido no Brasil, por meio da sua equipe de energia renovável e do Consulado em Recife. Eles reuniram uma audiência britânica composta por fornecedores de equipamentos e serviços e investidores. Além da delegação, representantes da Embaixada do Brasil em Londres, da Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido e do Governo Britânico também participaram.

A missão pelo Reino Unido teve início no último dia 5, com reuniões de integração e, a partir de segunda-feira (6), foram iniciadas as visitas ao Centro de Tecnologia Net Zero, ao Instituto de Transição Energética da Universidade Robert Gordon e ao Porto de Aberdeen, na Escócia. Eles participaram da Conferência Anual Britânica de Hidrogênio e Célula de Combustível, em Birmingham. Na mesma cidade, a comitiva também esteve no Energy Systems Catapult e, em Sheffield, na fábrica de eletrolisadores da ITM Power. Eles visitaram ainda o Centro de Pesquisa de Energia Translacional (TERC), em Sheffield, e o Thames Estuary, em Londres.

Além do Pecém, foram convidados o Porto de Suape (PE), o Porto de Açu (RJ) e o Porto do Rio Grande (RS). A missão contou também com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Brasil, com equipes que atuam nas áreas portuária e de inovação da Bahia e de Pernambuco, por meio do Senai de Inovação (ISI) e do Senai Cimatec.