Circula Ceará chega a Icó levando intensa movimentação cultural à região Centro Sul

14 de março de 2023 - 17:15 # # # # # #

Ascom Secult - Texto
Felipe Abud - Foto

Circula Ceará movimenta a macrorregião do Centro Sul, com quatro dias de programação diversa e totalmente gratuita, apresentando ações formativas, artísticas e institucionais. Um dos destaques é a oficina “Conservação de Acervos Musealizados”, que vai abordar questões técnicas de conservação e restauração de uma forma didática e acessível.

Dando continuidade às ações de difusão cultural em nosso estado, o Circula Ceará, evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), chega à macrorregião Centro Sul, visitando o município de Icó e levando ações de formação, discussão de políticas culturais e muita fruição artística. Com abertura oficial na quarta-feira (15), o Circula segue até sábado (18) com uma programação formativa, artística e institucional diversa e totalmente gratuita.

Com ações institucionais iniciadas na segunda-feira (13), os encontros culturais já começam a fervilhar na região, com visitas técnicas de equipes da Secult Ceará aos Pontos de Cultura da macrorregião. No decorrer da semana, a programação institucional, que fortalece a política cultural no Estado, segue com encontros, oficinas, visitas técnicas e conversas em Icó, que é uma cidade rica em cultura, história e patrimônio.

E levando em conta a importância do patrimônio cultural do nosso estado, o Circula Ceará também promove ações sobre esse tema. Na quinta-feira (16), Jéssica Ohara, analista de gestão cultural da Secult Ceará, que atualmente responde pela Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), conduz um encontro sobre “Conservação de Acervos Musealizados”, com foco em gestores públicos, museólogos, pesquisadores, arquivistas, artistas, educadores e demais profissionais com atuação em museus.

“A atividade tem como objetivo trazer aos participantes uma introdução à visão técnica da conservação e restauração, desde uma teoria básica até os conceitos utilizados hoje em dia pelos órgãos reguladores. Entendemos que esse conhecimento deve ser passado de forma didática e acessível”, explica Jéssica Ohara. O encontro será realizado das 10h às 12h, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó.

Além da oficina com essa temática, a programação institucional inclui também outras diversas atividades, como o já tradicional Encontro com Dirigentes Municipais de Cultura, realizado em parceria com o Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura), desta vez na macrorregião do Centro Sul e Vale do Salgado, que acontece na quarta-feira (15), às 14h, no Foyer do Teatro da Ribeira dos Icós.

Conversas Circula

Também na quarta-feira (15), às 9h, no Foyer do Teatro da Ribeira dos Icós, as conversas culturais abordam o tema “Fomento à Cultura e à Lei Paulo Gustavo”, com o advogado e assessor jurídico da Secult Ceará, Paulo Maranhão. Ainda na quarta-feira, às 10h30, a conversa será sobre o “Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura”, com Cris Vale, analista de Projetos da Secult Ceará e Coordenadora do Circula Ceará, e Isaac Apolônio, analista de gestão cultural da Secult Ceará, que atualmente responde pela Coordenadoria de Territórios e Articulação Regional (Cotar).

Já na quinta-feira (16), das 15h30 às 17h, a assistente técnico-cultural da Secult, Lara Monteiro, ministra a oficina “Mapa Cultural do Ceará: cadastro de eventos, espaços, agentes, projetos e oportunidades”, sobre o processo de cadastro na plataforma colaborativa. A atividade é realizada pela Coordenadoria de Fomento e Incentivo às Artes e Cultura (Cofiac), na Universidade Vale do Salgado. Em seguida, às 17h, Cris Vale abre a conversa “Projeto Cultural: o que devo saber para escrever uma boa proposta artística para editais da Secult Ceará”.

Além da vasta programação institucional, o Circula promove também uma programação artística e de formação diversa e totalmente gratuita.

Sobre o Circula Ceará

Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará. O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Icó, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). Aqui em Icó, agradecemos também o apoio da equipe da Casa de Câmara e Cadeia, do Centro Social Urbano, do Teatro da Ribeira dos Icós, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó, da Universidade Vale do Salgado, do Projeto Menino Jesus, do Sobrado Canela Preta e da Escola de Artes Canela Preta. A produção é da Assum Preto Produções.

Circula Ceará Calendário 2023*

15/03 a 18/03 – Icó
29/03 a 01/04 – Brejo Santo
12/04 a 15/04 – Tauá
26/04 a 29/04 – Crateús
10/05 a 13/05 – Viçosa do Ceará
24/05 a 27/05 – Camocim

*Sujeito a alteração
>> Confira aqui a programação completa do Circula Ceará em Icó