Fim de semana na Pinacoteca do Ceará traz Aline Motta e Ricardo Resende

14 de março de 2023 - 11:19 # # # #

Gabriela Farias - Ascom Pinacoteca - Texto
Lia de Paula - Foto

A Pinacoteca do Ceará, integrante da Rede de Espaços e Equipamentos Públicos da Secretaria de Cultura (Rece), com gestão parceira do Instituto Mirante, está com uma semana cheia de eventos e oportunidades para o campo da cultura do Ceará.

Nesta sexta-feira (17), às 18h30, acontece a aula aberta “Das asperezas do mundo: sobre a estética não estética de Bispo do Rosário e Leonilson”, com o curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Ricardo Resende.

Ricardo Resende é mestre em história da arte e, desde 1988, desempenha diversas funções de educação, curatoriais e de direção em instituições como o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC Dragão), o Centro de Artes Visuais (Ceav) da Funarte, no Rio de Janeiro, e o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Desde 2014, é curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), no Rio de Janeiro. Atualmente é co-curador da mostra “Bispo do Rosário: all existing materials on earth”, no Americas Society de Nova Iorque.

No sábado (18), às 18h30, ocorre o lançamento do livro “A água é uma máquina do tempo”, com Aline Motta. A artista-autora fará uma leitura performativa com projeção baseada no seu livro de mesmo nome.

Entre palavra e imagem, entre arquivo e fabulação, o livro “A água é uma máquina do tempo”, de Aline Motta, reúne diversas linguagens artísticas e reconfigura memórias ao se valer de uma percepção não-linear do tempo. Construindo um mosaico fluido de épocas a partir de documentos históricos, a artista-escritora cruza diversos planos entre si, através dos fragmentos que reconstroem as vidas de Ambrosina e Michaela, antepassadas da autora. Comovente e contundente, “A água é uma máquina do tempo” funde o poético e o documental e faz da imaginação um ato político de transformação.

A artista carioca radicada em São Paulo, Aline Motta combina diferentes técnicas e práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que evocam uma ideia não linear do tempo. Em 2022, lançou seu primeiro livro “A água é uma máquina do tempo” pelas editoras Fósforo e Luna Parque Edições e abriu exposição individual no átrio do Sesc Belenzinho.

Programe-se!

Aula aberta “Das asperezas do mundo: sobre a estética não estética de Bispo do Rosário e Leonilson”, com Ricardo Resende – 17/03 – sexta-feira, 18h30
Performance/Lançamento do livro “A água é uma máquina do tempo”, com Aline Motta – 18/03 – sábado, 18h30

*As atividades contam com acessibilidade em Libras.