Jovens do Primeiro Passo são efetivados para compor equipe da nova unidade de Vapt Vupt do Papicu

14 de março de 2023 - 17:27 # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Claudio Rocha - Ascom SPS - Foto

A unidade Vapt Vupt do Papicu iniciou suas atividades com um diferencial. Localizada no Shopping RioMar Fortaleza, a nova central de serviços conta, na sua equipe multitarefas, com uma equipe de 15 jovens que já foram bolsistas do programa Primeiro Passo e agora são os funcionários efetivos na nova unidade.

Degrau por degrau, Lívia Damasceno, 19; Raissa Danielle, 19; e Carlos Eduardo, 22, conquistaram este espaço. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o equipamento se soma a outras quatro unidades em funcionamento: duas em Fortaleza, nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, e outras duas no interior, em Juazeiro do Norte e Sobral.

Lívia é uma das atendentes que atua nos serviços disponibilizados pela Perícia Forense do Estado (Pefoce). No espaço, ela auxilia na emissão de RG e antecedentes criminais. Durante seu treinamento, ela visitou órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para que possa também atuar nos atendimentos ofertados por estes órgãos dentro do Vapt Vupt.

“Quero muito fazer faculdade de Psicologia e agora eu posso porque tenho um salário fixo. Estou aprendendo muito nessa equipe. Todos os dias temos desafios diferentes e, como fazemos rodízio, estamos sempre nos deparando com novos processos e possibilidades de aprender coisas novas”, lembra Lívia, reconhecendo que as portas abertas e as novas oportunidades são frutos do Primeiro Passo.

Magno da Silva é gerente da unidade de Vapt Vupt do Papicu e destaca que a equipe do equipamento trabalha no formato de rodízio. “Eles passam três meses em cada setor, e assim, vão aprendendo a fazer todos os serviços que a unidade oferta à população. Há três meses começamos a treiná-los em outras unidades Vapt Vupt de Fortaleza e em alguns órgãos públicos, para que pudessem entender como funcionam os atendimentos e os órgãos que estão integrados aos nossos serviços”, destaca Magno.

“Os jovens que passaram pelo Primeiro Passo têm uma sede de aprender e se comprometem de verdade para oferecer o melhor atendimento à população”, reitera o gerente da unidade de Vapt Vupt do Papicu.

Carlos Eduardo da Silva, 21, passou pelo treinamento e já está atendendo nos setores do Sine, ajudando as pessoas com encaminhamentos para empregos, seguro-desemprego, emissão de declarações e outros serviços. Na Pefoce, ele tem atuado com a emissão de RG e antecedentes criminais. E no estande da SHDS, o jovem ajuda a população a se inscrever e atualizar o Cadastro Único (CadÚnico).

Ele tem sempre um sorriso no rosto, uma disposição que traz consigo desde que ingressou no Primeiro Passo, em 2019. “Minha primeira experiência foi como Jovem Aprendiz, no Vapt Vupt do Antônio Bezerra. Lá eu aprendi tudo sobre os serviços que hoje executo nesta unidade e tenho muito orgulho de dizer que com este emprego tenho a possibilidade de concluir a faculdade e ter minha independência”, conta Carlos Eduardo.

Assim como Lívia e Carlos Eduardo, Raissa Monteiro, 19, faz parte dessa família que o Primeiro Passo uniu, como eles mesmos gostam de dizer. A jovem trabalha na triagem. Todos os atendimentos passam antes por ela. Raissa fica na porta de entrada do equipamento e recebe os cidadãos com um sorriso largo no rosto. “Aqui, eu faço um pouco de tudo, converso com a pessoa e encaminho pro atendimento que ela precisa. Muitas vezes, o cidadão chega sem saber qual serviço precisa realmente e eu me sinto muito bem de poder ajudar, dar um direcionamento”, explica Raissa.

“Fui Jovem Aprendiz e minha primeira oportunidade foi na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), onde aprendi muito do que sei hoje. Depois passei por uma empresa de telemarketing e agora estou muito orgulhosa e feliz por ter sido chamada para compor o time do Vapt Vupt no Papicu. Aqui eu aprendo coisas novas todos os dias e sempre estou lidando com novas situações, o que me faz sentir desafiada”, comenta a jovem, que planeja, em breve, se matricular numa faculdade para realizar seu sonho: ser psicóloga.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que ações de empregabilidade como estas devem ser cada vez mais comuns no Estado. “Devemos dar o exemplo para que outras empresas, públicas ou privadas, saibam que podem colaborar muito com esse processo de inserção dos jovens cearenses no mercado de trabalho. Eles têm muito potencial e nós precisamos dar essa oportunidade. Por isso, desafiei a equipe a contratar um quantitativo de jovens oriundos do Primeiro Passo para este novo equipamento e o que temos visto nos dá certeza de que nossos jovens só precisam de oportunidade”, destaca Onélia Santana.

A gestora lembra que, entre 2015 e 2022, foram qualificados 55.723 jovens através do Primeiro Passo, nas linhas de ação do Jovem Aprendiz, Bolsista e Estagiário.