Policial militar vence circuito de triathlon “Cabra da Peste”

14 de março de 2023 - 14:46 # # # #

Ascom Aesp-CE - Texto e foto

No último domingo (12), o cabo da Polícia Militar do Ceará, Sérgio Lima, lotado na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), foi o campeão geral militar da competição de triathlon “Cabra da Peste e Mulher Guerreira – 1ª etapa – Circuito Nacional de Longa Distância”, que consiste em 2.300m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida.

Sérgio terminou o percurso em 4h59m41s e segue invicto na categoria há dois anos. Ele explica como foi a sua preparação para esse circuito. “A corrida, eu me preparei na pista da Aesp. Na natação, me preparei no Cuca Mondubim, e no ciclismo, na CE-060”.

O policial conta que o triathlon entrou na sua vida por incentivo da esposa. Com a ajuda de uma assessoria de corrida, o casal encontrou no esporte uma forma de ter uma vida mais saudável, e assim, realizarem o sonho de serem pais. “Entramos numa assessoria de corrida. Com o tempo, a assessoria colocou natação no mar e, por último, a bike. Minha esposa me levou para o triathlon. Foi uma evolução contínua”, relatou.

Triatleta há seis anos, o policial relembra um dos momentos mais difíceis que viveu, quando quebrou a clavícula em um acidente grave antes da prova do IronMan e teve que passar por uma cirurgia, em 2020. “Dói só de lembrar. Uma semana antes do meu filho mais novo Israel nascer, fui pedalar na CE-085 e, na volta, o garfo da bike quebrou. Só lembro de ter acordado sem enxergar e com muito sangue no ombro, luxação no acromioclavicular grau 5. Graças a Deus, com a fisioterapia e a natação, recuperei a força, mas não a amplitude. Meu filho nasceu e eu peguei ele com o braço esquerdo e a tipoia no direito. Uma das vantagens de ser atleta é a recuperação. Em dois meses, já estava sarado”, relatou Sérgio.

Em 2022, o policial foi o 8° lugar no Mundial em Samorin, na Eslováquia, e agora se prepara para o Mundial de Triathlon Longa Distância, que ocorrerá em maio próximo, em Ibiza, na Espanha. Ele será o único cearense no campeonato e espera chegar entre os três melhores do mundo. Para isso, está organizando uma rifa em suas redes sociais para arrecadar recursos para o campeonato.