Cagece vai interligar gratuitamente mais de 6 mil famílias à rede de esgoto em Fortaleza

15 de março de 2023 - 16:26 # # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai beneficiar mais de seis mil famílias com ligações intradomiciliares gratuitas no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. A ação conta com investimento na ordem de R$ 10 milhões, com recursos próprios da Companhia. Equipes socioambientais visitam atualmente os imóveis de padrão básico e regular do bairro que serão contemplados.

No Conjunto Palmeiras, a Cagece realiza a obra de implantação do novo sistema de esgotamento sanitário convencional, que vai substituir o antigo sistema de esgoto do tipo condominial existente no bairro. A mudança visa prevenir ocorrências de extravasamentos que causam transtornos à população e facilitar os serviços de manutenção das equipes da companhia no local.

O benefício da ligação intradomiciliar gratuita oferecida pela Cagece em virtude do novo sistema de esgotamento vai evitar um dispêndio de aproximadamente R$ 2 mil para as famílias se tivessem que realizar o serviço por conta própria. “A comunidade tem que aproveitar esse momento, porque se essa ligação não for feita agora, vai ter que ser feita depois pelos moradores, porque o antigo sistema condominial existente no bairro vai ser desativado”, ressalta Sâmia Régia, coordenadora de Interação Social da Cagece.

Além disso, com a disponibilidade das novas redes coletoras de esgoto, a interligação ao sistema será uma obrigatoriedade conforme determina a lei municipal nº 5.530/81, que diz: “Nas vias onde existir rede pública de esgotos sanitários, todas as edificações deverão obrigatoriamente lançar seus dejetos na rede pública”.

Durante as visitas aos imóveis, as equipes socioambientais da Cagece conversam com os moradores para sensibilizar sobre a importância da obra que a Companhia está realizando no bairro e da essencialidade das interligações para a saúde da própria população e para o meio ambiente.

 

Ouça

Sâmia Régia, coordenadora de Interação Social da Cagece, fala sobre a importância da ação para beneficiar as famílias do bairro.