Caminhão do Cidadão leva serviços integrados e oportunidades com mais agilidade aos cearenses

15 de março de 2023 - 10:26 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos/Yuri Leonardo - Foto/Arte gráfica

Rhyan, Rauan, Ray e Ana Laura agora têm carteira de identidade, o RG (Registro Geral). As quatro crianças são netas de Raimunda Nonata, 53, e foram atendidas pelo Caminhão do Cidadão, durante ação realizada no Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, em Fortaleza.

Uma facilidade necessária para Raimunda, que cuida dos quatro em tempo integral. “Só em estar perto da gente e não ter que pagar nada, é muito bom. Eu sou uma das pessoas que não conseguem fazer agendamento no sistema, na internet, essas coisas. Tem muita gente que também não sabe. Achei ótimo que agora tem biometria, não precisa mais sujar os dedos nem pagar a foto”, destaca Raimunda.

O Caminhão do Cidadão, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, leva serviços gratuitos e oportunidades às diversas regiões do Ceará. Entre os principais serviços ofertados, estão a emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da Certidão de Antecedentes Criminais, além orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital). Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h30. O itinerário da unidade pode ser consultado no site e redes sociais da SPS.

Em 2022, o Caminhão do Cidadão, que está em atividade há 25 anos, realizou mais de 62 mil atendimentos, registrando 54.387 documentos emitidos. Números que, segundo o coordenador do Caminhão do Cidadão, Isaac Lima, falam sobre direitos. “O intuito do Caminhão é levar às comunidades, principalmente as mais distantes, os serviços de documentação básica que, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em acessar nos grandes centros. A gente vê a participação das pessoas e ficamos muito felizes”, pontua Isaac.

Para aprimorar o atendimento e garantir mais inclusão, a novidade deste ano é que os quatros veículos da cidadania contam agora com atendimento biométrico. Uma inovação realizada por meio de parceria entre a SPS e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que forneceu os kits de biometria.

Os kits de biometria permitem a coleta das impressões digitais, fotografia facial e assinatura das pessoas atendidas, tudo de forma eletrônica. As informações coletadas são enviadas para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), órgão responsável pela emissão de RGs. A SPS atua somente com o atendimento à população.

Isaac reforça que a iniciativa permite maior agilidade e comodidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A foto, assinatura e coleta agora são digitais. Uma novidade que representa menos custo para o cidadão e mais segurança e agilidade na coleta das informações”.

Stefany Faustino, 23, é mãe da Ana Laís, 2, e fala sobre como essa inclusão repercute em áreas fundamentais para a vida da filha. “Já vai ter o documento dela para apresentar onde ela for. Acho muito importante para ela, que já está na creche”, reconhece.

Além do Caminhão, outras ações de cidadania são realizadas também nas unidades do Vapt-Vupt de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte, e nas Casas do Cidadão.

Caminho de oportunidades

A integração com outros serviços gratuitos é marca do Caminhão. A estudante Adriele Marinho, 17, conta que, enquanto aguardava atendimento do Caminhão do Cidadão, foi conhecer os serviços ofertados pela Unidade Móvel do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), vinculado à Secretaria do Trabalho do Ceará.

“Eu fui tirar meu primeiro RG e aproveitei para me cadastrar nas oportunidades de emprego. Eu sempre quis me cadastrar para ser Jovem Aprendiz, mas não sabia como fazer. Esse serviço aqui, perto de casa, facilita muito para gente. Achei muito importante as orientações”, diz Adriele, moradora do Jangurussu.

Na unidade do IDT, além de orientações e cadastro para o mercado de trabalho, também é possível obter informações sobre o Programa do Ceará Credi, do Governo do Ceará. O programa concede microcrédito orientado e capacitação para fortalecer pequenos negócios. O Ceará Credi Mulher, por exemplo, tem uma linha de crédito exclusiva, com total de R$ 20 milhões em investimento, para apoiar as empreendedoras.

Natália Tavares, 29, que há cinco anos administra uma pastelaria no Residencial José Euclides, enxerga no Ceará Credi uma chance de crescimento. “Eu quero crescer, evoluir, por isso achei ótimo ter conhecido essa linha de crédito. Perfeito para mim, pois quero me capacitar também”, afirma Natália.