Circo Escola é apresentado para crianças e jovens de centros e complexos sociais

15 de março de 2023 - 15:38 # # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

Respeitável público, a magia do circo chegou! E está contagiando todas as unidades de atendimento ao público da Secretaria da Proteção Social (SPS). A SPS antecipa a programação do Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março, e abre as lonas do picadeiro dos Circos Escolas Bom Jardim e Palmeiras para receber cerca de 600 crianças e jovens, beneficiários de dez unidades de atendimento ao público. O intercâmbio começou nesta semana e prossegue até dia 29, contemplando, diariamente, a garotada de cada um dos centros comunitários e complexos sociais.

Durante as apresentações, a criançada será acolhida e acompanhada por educadores circenses. Os visitantes conhecerão camarim, picadeiro, fantasias, acompanharão a preparação dos artistas, e assistirão ao espetáculo “O Encanto do Circo Escola Respeitável Público”. As crianças e jovens poderão experimentar movimentos e atividades com malabares, pernas de pau, monociclo, trapézio, teatro, tecido acrobático, arame, equilíbrio em cilindro e de contorção, além de participar de rodas de conversa, conhecendo um pouco da realidade e da arte circense.

“Essa é mais uma ação de intercâmbio entre os beneficiários das unidades. Uma oportunidade para apresentar a arte e a magia do circo, despertar e estimular outras crianças e jovens para as vivências e artes circenses”, destaca a orientadora da Célula de Projetos e Programas da Coordenadoria da Proteção Social da SPS, Verônica Maciel.

A programação deste mês vai contemplar crianças e jovens atendidas nos centros comunitários dos bairros Messejana, Farol, Mucuripe, Aldeota e São Conjunto São Francisco; além do Espaço Viva Gente; Complexos Mais Infância e ABC’s do Mondubim e Serrinha.

No dia 30, serão apresentados espetáculos, nos dois circos, às 9h e às 15h, para estudantes e comunidades do Bom Jardim e Conjunto Palmeiras. Cada equipamento tem capacidade para receber público de até 200 pessoas, por espetáculo.

Os circos-escolas são unidades educativas, artísticas e culturais, onde as pessoas ingressam, aprendem a arte circense e depois podem trabalhar como profissionais, ensinando a novos integrantes. O circo contemporâneo incorpora vários elementos artísticos, como a dança, a música e o teatro, com uma nova linguagem que impressiona pelo caráter de espetáculo e diversão.