Comitiva da Paraíba visita SSPDS para conhecer a Ciops e ferramentas de inteligência

15 de março de 2023 - 17:05 # # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), que é referência no Brasil por seus recursos, atendimento e tecnologia, foi visitada, nesta quarta-feira (15), por uma comitiva da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba. Durante o encontro, foi apresentado o trabalho realizado pela Coordenadoria e pelos seus sistemas de inteligência e de videomonitoramento.

O coordenador da Ciops, coronel Aristóteles, ressaltou a importância de mostrar o trabalho desenvolvido para os outros órgãos de Segurança Pública. “É uma satisfação muito grande receber as comitivas de outros estados, hoje estão conosco os integrantes da Paraíba e do Rio Grande do Sul (da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul) e isso mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido e bem-visto pelas outras instituições, que somos exemplos. Mostrar o que fazemos e servir de modelo para eles é muito gratificante para a SSPDS”, enfatizou o coordenador.

Na ocasião, o tenente-coronel Cleberson Assunção, orientador da Célula de Integração Operacional da Ciops, apresentou o trabalho realizado pela Coordenadoria, assim como os sistemas de inteligência e de videomonitoramento. A comitiva também acompanhou uma demonstração do uso e do funcionamento do Sistema Agilis, ferramenta utilizada para intensificar o serviço policial e auxiliar os trabalhos investigativos, que cruza informações de bancos de dados com equipamentos de monitoramento agregados ao uso de inteligência artificial para o combate aos crimes. Os visitantes também conheceram as instalações da Ciops, do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A comitiva dos representantes da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba foi formada pelo coronel Lamark Donato; os tenentes-coronéis Vinícius e Lavoizier; delegado Fernando Klayton; major Dornier e a capitã Mônica Lins.

Comitiva da SSP do Rio Grande do Sul

Até esta quinta-feira (16), os representantes gaúchos da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP-RS) participam de encontros e reuniões em órgãos vinculados e coordenadorias da SSPDS. A comitiva conhecerá o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Os visitantes também conhecerão a Coordenadoria de Inteligência (Coin), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da SSPDS.

A comitiva do Rio Grande do Sul é composta pelo coronel Mário Ikeda, delegado Márcio Niederauer, tenente-coronel Moggar Frederes, Major Leandro Missio, capitão Arthur de Oliveira, capitão Leandro Flores e o técnico Gerson Haus, foram recebidos pelo chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PM Cristiano Lins.