Dia do Artesão será celebrado com oficinas, exposição de fotos e apresentação de coleções

15 de março de 2023 - 16:30 # # # # # #

Bia Ferro Gomes - Ascom SPS - Texto
Drawlio Joca - Ascom SPS - Foto

Oficinas de divulgação, venda e produção voltadas para o artesanato, exposição de fotos de grupos de artesãos cearenses e apresentação de coleções de produtos artesanais desenvolvidas fazem parte da programação da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) em alusão ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março. A CeArt é um equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS) que trabalha o artesanato cearense como uma política de geração de emprego e renda a partir de saberes tradicionais.

De 14 a 16 de março, os artesãos vão contar com seis oficinas gratuitas realizadas em Fortaleza, na Casa do Artesão Cearense Diomar Freitas Dantas, no bairro Meireles. Entre os temas estão “Produção de conteúdo para artesãos”, “Criatividade em técnicas de vendas”, “Técnicas de fotografia para redes sociais”, “Processos criativos para produtos artesanais”, “Técnicas de exposição de produtos em feiras” e “Poder do marketing digital no artesanato”. Serão duas turmas por dia, pela manhã e tarde, com vagas limitadas a dez alunos por turma.

Nos dias 16 e 17, em Juazeiro do Norte, serão duas oficinas, a partir das 14h, na loja CeArt da Arena Romeirão, no Espaço das Oficinas, com os temas “Artesanato e Sustentabilidade” e “Identidade do território como estratégia de resistência e marketing”. As inscrições para as oficinas de Fortaleza e Juazeiro do Norte devem ser realizadas pelos links disponíveis no Instagram da CeArt.

A partir de 17 de março, a CeArt apresenta dentro da loja Galeria Mestre Noza, na Praça Luiza Távora, as coleções 2021/2022 desenvolvidas em 18 municípios cearenses a partir de cursos de capacitação promovidos pela Central com grupos artesanais, em parceria com designers cearenses e artesãos instrutores.

Para a titular da SPS, Onelia Santana, essas ações valorizam o artesão e suas obras, trabalhando ao mesmo tempo a autoestima do artista e a qualidade da produção. “O Dia do Artesão é uma data importante para celebrarmos um ofício tão importante para nossa cultura, memória e identidade como povo, e também uma importante atividade de geração de emprego e renda em todo o Estado”, pontua a secretária.

“Essas capacitações e assessoramentos melhoram a qualidade, inovação e consequentemente a competitividade dos grupos artesanais do Estado nos mercados nacional e internacional”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato, Patrícia Liebmann.

Já na fachada da loja, uma exposição com fotos de artesãos e grupos produtivos que participaram das capacitações vai destacar o trabalho desenvolvido nessas comunidades. A mostra com oito banners de 2,30 m ficará disponível para apreciação até abril.

Por meio da CeArt, o artesão tem acesso a serviços como cadastro para emissão de identidade artesanal, que garante isenção no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); cursos e oficinas de qualificação, inovação e gestão, além de participação em feiras e eventos. A CeArt promove a compra direta dos artesãos e a comercialização dos produtos certificados com o Selo CeArt. Tudo isso contribui para a sustentabilidade, competitividade e melhoria de renda e qualidade de vida do artesão, principalmente.

Desde 2020, a Casa do Artesão Cearense Diomar Freitas Dantas oferece hospedagem gratuita para artesãos credenciados na CeArt. Próxima ao centro da capital cearense, em local de fácil acesso, a Casa do Artesão comporta até 50 pessoas e possui dormitórios masculinos e femininos, cozinha completa, banheiros, sala de convivência e jardim. Cada artesão pode trazer um acompanhante e permanecer hospedado até 15 dias. O local também é um espaço que acomoda oficinas e cursos de capacitação para essa população.

No Estado, são 37,4 mil artesãos e 86 entidades artesanais cadastrados na Central de Artesanato do Ceará. Para comercializar esses itens, a CeArt conta, atualmente, com seis espaços físicos e um canal online.