Estudantes conhecem o funcionamento do Samu 192 Ceará em Juazeiro do Norte

15 de março de 2023 - 11:20 # # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 - Texto
Divulgação/Samu 192 Ceará - Foto

Os estudantes conheceram a história do Samu estadual e realizaram visita guiada pela estrutura da base

Alunos do curso de Técnico em Enfermagem da instituição de ensino Grau Técnico do Cariri visitaram, nessa segunda-feira (13), a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, em Juazeiro do Norte. O equipamento é vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará).

Os estudantes conheceram a história do Samu estadual e realizaram visita guiada pela estrutura da base. Os profissionais do Serviço também apresentaram a Central de Regulação em Urgências do Cariri, que recebe todos os chamados da região.

Os estudantes, acompanhados do professor Jácion Pereira, conheceram os tipos de ambulâncias que fazem parte do Serviço

Para o gerente do Núcleo de Educação de Urgências do Cariri, Hiago Feitosa, a visita fortalece o vínculo das instituições de ensino com o serviço. “Os estudantes entendem na prática a importância do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) dentro da Rede de Atenção às Urgências”, disse.

Os estudantes, acompanhados do professor Jácion Pereira, conheceram os dois tipos de ambulâncias que fazem parte do equipamento: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado (USA). “A visita técnica consolidou o que os alunos já tinham visto na teoria em sala de aula sobre o Samu 192 Ceará”, pontuou.

No fim do encontro, os participantes praticaram técnicas de primeiros socorros para situações de engasgo. “Aprendendo métodos de desobstrução de vias aéreas por corpos estranhos, eles desenvolvem habilidades para iniciar, imediatamente, os procedimentos ao se deparar com a situação. Isso pode ser feito antes mesmo de o Samu 192 chegar ao local da ocorrência para dar prosseguimento ao atendimento”, afirmou o Feitosa.

Os participantes também praticaram técnicas de primeiros socorros para situações de engasgo

Em 2023, outros estudantes já realizaram visita técnica à Base de Juazeiro do Norte. O equipamento já recebeu graduandos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão) e de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Samu 192 Ceará tem a responsabilidade social de oferecer educação em urgência aos seus profissionais e à população em geral.

Solicitações de visitas

Para solicitar uma visita técnica, a instituição deve enviar um ofício com uma antecedência de 20 dias para o e-mail neusamu192ce@gmail.com. O pedido deve conter a quantidade de estudantes participantes e uma sugestão de data.