III Feira Impulsiona Ceará leva capacitação e inovação a empreendedores da Serra da Ibiapaba

15 de março de 2023 - 13:35 # # # #

Ascom Centec

Com foco no desenvolvimento do Interior do estado, o programa Impulsiona Ceará realiza a terceira edição da feira dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) nos próximos dias 31 de março e 1° de abril, em Ubajara, na Serra da Ibiapaba. O evento conta com uma programação gratuita de palestras, workshops e oficinas, além de ter uma programação cidadã e cultural.

Os APLs de Artesanato de Madeira, Agricultura Orgânica, Cachaça de Viçosa, Flores da Ibiapaba, Cerâmica da Ibiapaba, Moda Íntima de Frecheirinha, Móveis de Marco e Turismo da Ibiapaba estarão no Castelo Club expondo seus produtos das 13h às 22h, nos dois dias de programação.

“Nosso objetivo é que o evento sirva de vitrine para esses produtores mostrarem suas vocações e o trabalho bastante qualificado que foi mapeado nos APLs. É uma oportunidade também para novos negócios e fortalecimento de network”, pontua Luana Bandeira, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A feira terá um Balcão da Cidadania, com a presença de instituições parceiras, como o Ceará Credi, Banco do Nordeste (BNB), Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL – Serra da Ibiapaba), Sebrae e Correios. O Caminhão do Cidadão também fará parte da programação, realizando a emissão de documentos.

“O desenvolvimento da região é um dos principais pontos do Impulsiona Ceará. Por isso, mobilizamos todas essas instituições para estarem no mesmo lugar e oferecer um atendimento ao empreendedor de forma facilitada, para que ele consiga alavancar seu negócio”, afirma Darcyla Lima, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, reforça a importância do evento para o fortalecimento dos APLs, ressaltando que a feira terá diversas frentes, para atender às necessidades do público da Serra da Ibiapaba.

“São muitas as vocações dos cearenses e o Centec se sente muito orgulhoso de participar de uma feira que evidencia o quanto nossos produtores são talentosos e capacitados. Temos como missão trazer inovação e modernidade ao estado e, sem dúvida, o Impulsiona Ceará é um programa que tem feito muito bem seu papel nesse ponto”, diz Sena.

Uma programação cultural e um espaço gastronômico serão montados para que os participantes aproveitem ainda mais sua passagem pela III Feira Impulsiona Ceará da Serra da Ibiapaba. Artistas locais, um grupo de reisado e uma roda de conversa com os representantes dos APLs estão programados para acontecer no decorrer do evento.

“É um orgulho para Ubajara sediar esse evento tão importante para toda a região. Sem dúvida, novas portas serão abertas para os empreendedores locais”, afirma Renê Vasconcelos, prefeito de Ubajara.

Inscrições

Para participar da feira, é preciso preencher um formulário no site do Centec. A programação contará com as palestras ‘Ceará Credi para os Arranjos e Aglomerados Produtivos Locais’ e ‘A importância das indicações geográficas para os APL da Região’. Os workshops terão temas como gestão financeira, acesso a crédito do BNB e o uso das Ferramentas Digitais para alavancar vendas.

O Programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), sendo operacionalizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Serviço

Local: Castelo Club e IFCE – Ubajara
Data: 31 de março e 1° de abril
Horário: 13h às 22h
Inscrições pelo link