No HGF, grupo de apoio dá suporte a pacientes com doença de Parkinson e distúrbios do movimento

15 de março de 2023 - 11:44 # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto
Arquivo pessoal/Herbert Nunes - Foto/arte gráfica

Aberto ao público, próximo encontro será neste sábado (18), no auditório principal da unidade

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, neste sábado (18), o 7º Encontro do Grupo de Apoio a Portadores de Parkinson e Distúrbios do Movimento. A ação, idealizada pelo serviço de Neurologia da unidade, objetiva fortalecer uma rede de apoio mútuo entre profissionais e pacientes, além de promover o compartilhamento de informações úteis para tratamento das doenças.

A iniciativa veio do neurocirurgião do HGF Rafael Maia, em 2018, ainda no período de fellowship (programa de complementação especializado para médicos especialistas). “Tive contato com associações de pacientes e grupos de apoio em São Paulo e outros estados, e vi como isso ajudava os portadores dessas doenças e seus familiares”, relata. Ao perceber que não havia nenhuma ação parecida no Ceará, o médico deu o pontapé inicial. “Conversei com Fernanda Maia (coordenadora do serviço de Neurologia do HGF), amadurecemos a ideia e pusemos em prática”, completa.

O primeiro evento do grupo ocorreu em julho de 2019. Após seis encontros, a ação precisou ser de forma on-line devido à pandemia de covid-19. A reunião deste sábado marca o retorno das atividades presenciais. “Durante todo esse período, continuamos nos comunicando por aplicativos de mensagens e por redes sociais, mas com um sentimento grande de falta pela interação que o contato físico proporciona”, ressalta Maia, hoje coordenador do grupo.

Atividades reforçam um maior senso de comunidade, indispensável para o suporte emocional de pacientes

Nesta edição, o encontro traz duas palestras: uma sobre avanços do tratamento da doença de Parkinson, a ser ministrada pela neurologista do HGF Flávia de Paiva; e outra sobre direitos do paciente com o distúrbio, a ser apresentada por Aryanny Grazielle, advogada da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O evento é aberto ao público e se inicia às 8h30 no auditório principal do HGF.

Benefícios além da informação

Para além do caráter informativo, as reuniões reforçam um maior senso de comunidade, um importante apoio emocional para os pacientes, garante o neurologista. “O compartilhamento de experiências e a conexão com outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes ajudam a reduzir o isolamento e o estresse dessas pessoas”, enfatiza. “São auxílios que, somados ao engajamento de todos, permitem fazer toda diferença ao lidar com a doença”.

O HGF é uma unidade de saúde de nível terciário administrada pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde).

Programação

Palestra: Avanços no tratamento da doença de Parkinson
Flávia de Paiva, médica neurologista do HGF

Palestra: Direitos da pessoa com distúrbios do movimento – Doença de Parkinson
Aryanny Grazielle, advogada da Comissão de Saúde da OAB/CE