Operação Opus: Governo do Ceará disponibiliza serviços para moradores de conjuntos residenciais no Jangurussu

15 de março de 2023 - 15:17 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Dialogar com a comunidade para compreender suas demandas é um dos objetivos da Operação Opus, coordenada, de forma contínua desde o dia 2 de março, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em conjuntos residenciais do bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. As ações acontecem em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio do Caminhão do Cidadão, e com a Secretaria do Trabalho, com um carro do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), e foram concentradas no residencial José Euclides Ferreira Gomes, durante essa terça-feira (14).

Enquanto as Forças de Segurança trabalham de forma articulada, para coibir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), a população tem acesso, por meio do Caminhão do Cidadão, à emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Antecedentes Criminais, além de receber orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital). A Secretaria do Trabalho fornece uma van do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) para cadastro, verificação e encaminhamento às vagas de emprego, habilitação para o seguro-desemprego e informações sobre a CTPS digital e o Ceará Credi, programa estadual que disponibiliza crédito, capacitação e educação financeira para empreendedores.

Conforme a programação, nesta quarta-feira (15), os moradores do residencial Luiz Gonzaga estão recebendo o serviço. Na quinta (16) e sexta-feira (17), é a vez dos moradores do residencial Maria Tomásia receberem todas as ações mencionadas, com perspectiva de ampliação de outras atividades, além daquelas que já estão sendo disponibilizadas.

O titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho, lembra que a Operação Opus, agrega todos os interessados na proteção dos moradores. “Estamos aqui para garantir o direito de ir e vir da população, garantir a cidadania para que ela possa ser exercida de forma plena. Todos os direitos que estão emanados na nossa constituição devem ser usufruídos pela população e estamos aqui para apoiar a garantia desses direitos”, ressaltou o coordenador.

O supervisor do Caminhão do Cidadão, Isaac Lima, destaca que já existe uma parceria com a SSPDS, por meio da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para a emissão dos documentos e lembra a importância da presença do serviço em ações como a Operação Opus. “Essa parceria com a SSPDS, por meio da Copol, fazendo atendimento nos residenciais do Jangurussu é positiva. O policiamento é importante para a população e estamos aqui para somar, fazendo a emissão de documentos, para garantir o acesso dessas pessoas aos seus direitos, como benefícios sociais ou abrir uma conta bancária, por exemplo”, finaliza.

O trabalho integrado é contínuo e será realizado em outros residenciais.