Porto Iracema das Artes recebe o lançamento do videoclipe da música “Cansado”, de Arquelano

15 de março de 2023 - 12:37 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — recebe o lançamento do videoclipe da música “Cansado”, de Arquelano, artista participante da 5ª edição do Laboratório de Música. O lançamento ocorre na próxima terça-feira (21), às 17h, no auditório da Escola. Após a primeira exibição pública do vídeo, haverá uma roda de conversa com a equipe responsável pela produção do videoclipe: Gabriela Nogueira (direção), Felipe Mota (fotografia), Théo Fonseca (edição) e Aquelano. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A faixa “Cansado” compõe o EP “Pista”, lançado no último mês de outubro. O EP já conta com três vídeos lançados, além do novo clipe que estará disponível no canal do artista no YouTube no dia 22 de março. Gravado na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no final de junho de 2022, e com direção de Gabriela Nogueira, o vídeo de “Cansado” é uma performance visual com participação de Arquelano, Alanda Freire e Matt Nunes, que dançam sobre a imponência arquitetônica da Catedral.

Com influências do samba, funk e música eletrônica, a música fala sobre a experiência de cansaço e esgotamento da população negra brasileira, que sofre diariamente com casos de racismo. A canção ainda atua como denúncia da escassez de oportunidades para artistas negros no Ceará.

Arquelano detalha os sentimentos que o impulsionaram a criação do videoclipe. “Muitas vezes me sinto em um deserto de oportunidades aqui no Ceará. É muito difícil caminhar, desenvolver algo, mas mesmo assim, sigo na tentativa. Então o lançamento desse vídeo é mais uma dessas tentativas de conseguir desenvolver uma vida através da arte”, desabafa o artista.

Sobre o Ep “Pista”

Com influências do samba, R&B, house, soul, funk carioca e disco (gêneros musicais de origem negra), o seu novo trabalho explora poeticamente os significados semânticos da palavra pista: como caminho, dança e vestígio. Tendo a superficialidade das relações contemporâneas, solidão do corpo negro, cansaço e a maturidade para seguir em frente, como temas. O mar e a cidade de Fortaleza como cenário dessas histórias, que são atravessadas por sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+, metropolitano e periférico.

Sobre Arquelano

Arquelano é o nome artístico do cantor, compositor, produtor musical e DJ Benjamin Arquelano. Em seu trabalho explora a música pop e eletrônica, com influências do R&B, hip hop, funk e soul, partindo da poética de sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+, metropolitano e periférico. Em 2019 lançou o seu primeiro EP intitulado “Ponto”. Produzido por Arquelano, o EP foi finalizado a partir do processo de tutoria com a cantora e produtora musical Mahmundi, dentro do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes no ano de 2018, no qual desenvolveu também o show “ainda sou ponto”, aclamado na Semana da Música Eletrônica de São Paulo de 2019 – Centro Cultural Olido. Em 2021 lançou o “Ponto Remixes”, EP de remixes, que contou com a participação de artistas como Lúcio, Saskia, Di Ferreira e outros. E em 2022, o artista se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Lançamento do vídeoclipe de “Cansado”, de Arquelano
Quando: 21 de março, terça-feira, às 17h
Onde: Auditório Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público