Dia do Ouvidor: data celebra a importância do canal direto com os cearenses

16 de março de 2023 - 16:44 # # # #

Ascom SSPDS

O Dia Nacional do Ouvidor, celebrado nesta quinta-feira (16), foi instituído pela Lei 12.632/12 sancionada em 14 de maio de 2012. A Ouvidoria representa a comunicação direta e simplificada entre a instituição e a sociedade. Por isso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) conta com esse importante instrumento de participação cidadã e canal direito para o exercício da cidadania dos cearenses. É por meio dos canais oficiais da Ouvidoria da SSPDS que, em 2022, foram recebidas e atendidas 3.036 manifestações registradas pela população. Em média, as demandas são respondidas em até sete dias.

“A figura do ouvidor tem se tornado cada vez mais importante nas instituições governamentais, como forma de promover a transparência e a prestação de serviços de qualidade. A existência desse profissional contribui para a satisfação dos cidadãos, além de fortalecer a imagem da instituição perante à sociedade”, ressalta a responsável pela Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascouv) da SSPDS, Ivinna Nunes.

A Ascouv é um canal de diálogo à disposição da sociedade, para o encaminhamento de sugestões, críticas, reclamações, elogios, denúncias e pedidos de informação acerca do funcionamento e dos serviços da SSPDS.

“Além disso, o papel do ouvidor é promover o diálogo entre a instituição e os usuários, buscando soluções para os problemas apresentados. O trabalho envolve escutar todas as partes envolvidas, avaliar a situação e propor medidas de melhoria para evitar que o problema se repita. Ele também é responsável por informar aos cidadãos sobre os canais de atendimento disponíveis e orientá-los sobre como proceder em casos de problemas ou dúvidas”, explica Ivinna.

Canais de atendimento

O cidadão pode utilizar os canais disponíveis para registrar sua manifestação à Ouvidoria da SSPDS/CE. A ligação é gratuita por meio do número 155 da Central de Atendimento Telefônico da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), ou na página da Ouvidoria Digital, que fica na plataforma Ceará Transparente. Além de disponibilizar o registro, o cidadão também pode fazer o acompanhamento das manifestações criadas por ele na página.

A Ouvidoria está acessível, ainda, na palma da mão, em aplicativos para celulares disponíveis na App Store e na Google Play, basta procurar pelo aplicativo Ceará App. Pelos canais é possível ainda realizar a denúncia sem precisar se identificar. As manifestações estão divididas em solicitações, reclamações, sugestões ou elogios.

Serviço

Central de Atendimento Telefônico
Ligue: 155