“Gilmar de Carvalho vive”: Theatro José de Alencar recebe exposição com curadoria do Mestre João Pedro do Juazeiro

16 de março de 2023 - 15:03 # # # #

Ascom TJA - Texto

Com abertura nesta sexta-feira (17), às 18h30, a exposição ficará em cartaz até 17 de abril, na Galeria Ramos Cotoco  (Anexo CENA).

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe na próxima sexta-feira (17) a exposição “Gilmar de Carvalho vive” com curadoria do Mestre João Pedro do Juazeiro. A abertura acontece às 18h30, na Galeria Ramos Cotoco (Anexo CENA), e seguirá com visitação gratuita até o dia 17 de abril com a entrada franca sempre de terça a domingo: terça a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 14h às 19h.

A exposição terá um design expositivo da tradição com a contemporaneidade, homenageando Gilmar de Carvalho (1949-2021) com sua imagem em diversas tipologias da arte popular tradicional. Contará com xilogravuras em papel, madeira e outros materiais maleáveis, cordéis, livros, jangadas, rendas de bilro, cerâmica, material de áudio e som, livros da autoria do homenageado, entre outros.

Será uma mostra do homenageado imortalizado no universo que ele abraçou como uma missão de vida, dando respaldo, propagando, evoluindo, fortalecendo e divulgando as artes tradicionais nordestinas que hoje mostram um Gilmar que encantou-se, mas ainda vive em cada arte tradicional e no coração de cada artesão.

Esta exposição busca reverenciar a memória amiga de Gilmar de Carvalho e dos artistas populares – seu mais constante objeto de estudo – fonte inspiradora e representativa de nosso reconhecimento e apreço. Além do Mestre João Pedro do Juazeiro, participam ainda da mostra com seus respectivos trabalhos nomes como Célia de Carvalho, Wallyson de Carvalho, Williane de Carvalho, Maria Cândido, Socorro Cândido, Carol Cândido, Daiane Cândido e Antônio Silva. Durante a abertura, haverá uma fala da jornalista Izabel Gurgel.

Sobre o homenageado

Bacharel em Direito e em Comunicação Social pela UFC. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Foi professor do Departamento de Comunicação Social (de 1984 a 2010) da UFC.

Aposentado como Professor Associado Nível 2, em fevereiro de 2010. Como pesquisador, trabalhou com as relações entre a Comunicação e a Cultura. Desenvolveu pesquisas e atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri, como a Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes. Morreu devido às complicações de Covid-19 em 17 de abril de 2021.

Serviço

Exposição “Gilmar de Carvalho vive”/ Curadoria: Mestre João Pedro do Juazeiro
Abertura: 17 de março (sexta-feira), às 18h30
Local: Galeria Ramos Cotoco/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Visitação: gratuita, até 17 de abril
Horários: terça a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 14h às 19h