Vila da Jericoacoara recebe terceira oficina da Sema sobre Parque Nacional

17 de março de 2023 - 17:32 # # #

Ascom Sema

Dando continuidade às oficinas sobre a gestão compartilhada do Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, na tarde desta sexta-feira (17), a titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), abriu a terceira desta série de oficinas. Desta vez, o evento ocorreu na sede do Conselho Comunitário da Vila de Jericoacoara.

Vilma destacou que o objetivo central era justamente escutar a população. “Estamos correndo para ouvir as demandas e as sugestões de vocês para encaminhar ao governador Elmano. Porque ficou claro que o Edital que foi lançado pelo governo federal anterior excluiu a população do processo. Temos que apresentar um trabalho em tempo recorde, que será objeto de uma audiência pública que reunirá toda a comunidade”, ressaltou.

Também participaram do evento Jonas Dezidoro, secretário executivo do Turismo do Estado do Ceará; Antônio Carlos Freitas, representando a Secretária da Articulação Política do Governo; Ulisses Costa, assessor especial do superintendente da Semace. A última palestra ocorre logo mais, às 18h, na Escola de EEEP Sandra Carvalho Costa, em Jijoca de Jericoacoara.

Gestão compartilhada

O modelo de gestão compartilhada de Unidades de Conservação (UC) tem por objetivo unir esforços da gestão pública com atores sociais e instituições locais, ampliando a capacidade gerencial da UC, fortalecendo a gestão da mesma, visando garantir a proteção e conservação da biodiversidade, turismo ecológico, educação ambiental e valorização das comunidades tradicionais.