Museu da Imagem e do Som abre instalação com uso de óculos de realidade virtual

20 de março de 2023 - 15:45 # # # #

Ascom MIS - Texto e Fotos

Realizada na sala imersiva, a instalação “O meio que risca a pedra”, produzida pela Bugaboo Studio, leva os visitantes para o espaço e para o fundo do mar

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque abre, nesta terça-feira (21), a instalação “O meio que risca a pedra”, produzida pela Bugaboo Studio. Realizada na sala imersiva (andar -2 do anexo), a experiência é composta por projeções em toda a sala (livre para todas as idades e sem necessidade de agendamento) e também por uso de óculos de realidade virtual (somente para pessoas acima de 12 anos e mediante agendamento). A instalação fica em cartaz nos dias 21 a 26, 30 e 31 de março, e 1, 2, 4 a 6 de abril, no horário de funcionamento do MIS. A programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

O meio que risca a pedra

Imagine você ser de uma espécie alienígena, viajando pelo espaço à procura de vida inteligente. Ao passar pelo planeta Terra, você detecta inteligência no fundo do mar. Para a sua espécie, sinal de inteligência não é saber matemática ou desenvolver tecnologias, mas sim a vida em harmonia entre os seres.

“O meio que risca a pedra”, desenvolvida pela Bugaboo Studio, é uma incrível experiência imersiva, com utilização de óculos de realidade virtual, que será realizada na sala imersiva do MIS. Os visitantes terão a oportunidade de viver a experiência de verem a Terra do espaço, e depois mergulhar com a nave no oceano, em uma bancada de corais na costa do nordeste brasileiro, revelando que a vida inteligente detectada era o ecossistema do coral. As imagens são inspiradas em fotos e vídeos de mergulhadores no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, localizado a 10 milhas náuticas do Porto do Mucuripe, em Fortaleza – CE. O Parque é uma das 39 Unidades de Conservação (UC) estaduais, sob a gestão do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

A experiência apresenta dois momentos distintos e complementares: as projeções na sala imersiva e as estações para uso de óculos de realidade virtual. As projeções na sala imersiva ocupam as quatro paredes e o chão, já deixando o visitante com a sensação de estar dentro da nave. Esse momento é livre para o público de todas as idades, e não é necessário agendamento prévio. Já para a utilização dos óculos de realidade virtual, liberado para pessoas acima de 12 anos, é necessário agendar seu horário no link. A sala imersiva dispõe de 3 (três) óculos de realidade virtual. Cada visitante usará o óculos por até 5 minutos.

Assim como em um mergulho, a experiência intenciona uma sensação de meditação contemplativa, onde o participante consegue visualizar os corais coloridos, diversas espécies de peixes incluindo algumas espécies presentes na nossa costa, como tubarões e rêmoras, além de tartarugas e algas. Além desse vislumbre da vida marinha, o visitante terá a sensação de estar em uma nave inteligente que conversa com o participante durante toda a experiência, enquanto exibe também um holograma que apresenta as principais espécies que aparecem no exterior da nave.

Realidade virtual e conscientização ambiental

O objetivo da exposição é sensibilizar para a importância da conservação da vida marinha, em particular dos recifes de coral e suas espécies, uma vez que desempenham um papel crucial na saúde dos oceanos e fornecem habitat e alimento a uma vasta gama de espécies marinhas.

As tecnologias imersivas, como a realidade virtual, têm o potencial de revolucionar a educação ambiental, tornando-a mais envolvente e eficaz. O Museu da Imagem e do Som e a Bugaboo Studio entendem que o entretenimento pode desempenhar um papel importante nesse processo, tornando a transmissão de informações sobre questões ambientais mais divertida e atraente, o que pode incentivar mudanças comportamentais positivas. Vários estudos apontam o poder das tecnologias imersivas na potencialização dos processos de aprendizagem.

Bugaboo Studio

A Bugaboo Studio é uma empresa nascida e criada no Ceará que trabalha estressando as tecnologias interativas nas áreas da realidade virtual, realidade aumentada, 3D e jogos, com o objetivo de contribuir com a usabilidade do digital nas próximas gerações, resolvendo problemas atuais e futuros, por meio de experiências memoráveis e soluções tecnológicas inovadoras.

Serviço

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:

Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

O meio que risca a pedra – uma experiência imersiva de conscientização

– Data: 21 a 26, 30 e 31 de março, 1, 2, 4 a 6 de abril

– Horário:

Terça a quinta: 10h às 18h.

Sexta a domingo: 13h às 20h.

– Local: sala imersiva (andar -2 do anexo)

– Acesso:

Entrada na sala imersiva para ver as projeções: livre para todas as idades e sem necessidade de agendamento.

Uso do óculos de realidade virtual: somente para pessoas acima de 12 anos e mediante agendamento no link