Para 2023, previsão do PIB cearense é de 1,33%

20 de março de 2023 - 16:07 # # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Ipece anunciou balanço 2022 com crescimento de quase 1%

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), divulgou, na tarde desta segunda-feira (20), os números atualizados da economia do Ceará. A estimativa do PIB estadual para este ano é de 1,33%. Caso seja concretizada, será maior que a projeção do índice nacional, de 0,85%, previsto pelo relatório Focus do Banco Central. Em dezembro, a expectativa para 2023 era de uma taxa de 2,19% para o PIB do Ceará, enquanto a nacional estimada chegava a 0,75%.

Já em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou o ano com crescimento de 0,96% em relação a 2021. O desempenho da economia cearense no quarto trimestre do ano passado foi de -0,70% na comparação com igual período do ano anterior, e de -1,68% em relação ao terceiro trimestre de 2022.

Dentre os três setores que compõem o PIB (Indústria, Serviços e Agropecuária), o melhor resultado no Ceará ficou com Agropecuária, com crescimento de 7,70% em 2022, enquanto que o índice brasileiro foi de -1,7%. Serviços apresentou resultado positivo de 1,92%, contra 4,2% no nacional. A Indústria cearense caiu 6,28% no ano passado, contra 1,6% de elevação do índice nacional no mesmo ano.

O anúncio, transmitido ao vivo pelo Youtube, contou com a participação do novo diretor-geral do Ipece, Alfredo Pessoa; do titular da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro; e da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Castro Pereira; do professor convidado José Meneleu Neto e de analistas Políticas Públicas de Instituto.

Agropecuária em destaque

O desempenho cearense nos três setores do PIB no quarto trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, ficou em 9,51% para a Agropecuária; -7,48% para a Indústria e 0,08% para Serviços, contra, respectivamente, -2,9%, 2,6% e 3,3% no Brasil na mesma comparação.

De acordo com o analista de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe que elaborou o PIB, formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, a Agropecuária cearense encerrou o ano de 2022 com forte crescimento em seu Valor Adicionado Bruto (VAB). Na comparação com 2021, a alta foi de 7,70% em termos reais. Ao longo do ano de 2022, o setor registrou desempenho positivo em todos os trimestres quando comparados a iguais períodos do ano anterior.

Alexsandre Lira explica que o desempenho do setor é decorrente do bom desempenho na agricultura, especialmente pelo crescimento na lavoura temporária, puxado principalmente pelo crescimento na produção de mandioca e milho e também na produção de abacaxi.

Na lavoura permanente, o destaque ficou por conta da produção de banana e castanha de caju e também na produção de coco-da-baía. No grupo das frutas, destacam-se o crescimento de manga, goiaba, abacate, limão, tangerina e uva. Na pecuária, houve bom desempenho na produção de galináceos, recuperação da produção de bovinos e também crescimento na produção de leite e ovos.

Outros setores

O analista de Políticas Públicas Witalo Paiva, ao comentar o resultado da Indústria em 2022 (-6,28%), frisou que o desempenho do setor é explicado principalmente pela atividade de Eletricidade, Gás e Água e pela Indústria da Transformação. Tais segmentos apresentaram resultados negativos ao longo de todos os trimestres. Na direção oposta, a atividade da Construção registrou resultado positivo em 2022. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 5,11%. Com o resultado, a atividade chega ao segundo ano seguido de crescimento.

Ao longo do ano de 2022, o setor de Serviços registrou desempenho positivo em todos os trimestres quando comparados a igual período do ano anterior. No quarto período, a alta foi de 0,08%. O desempenho anual do setor é explicado principalmente pelo crescimento da atividade da administração pública, que apresentou alta de 1,35% na comparação com igual período de 2021. A atividade de comércio deu uma contribuição positiva, tendo registrado alta de 0,12% na mesma comparação.

A atividade de Transporte, Armazenagem e Correios registrou alta pelo segundo ano consecutivo, finalizando 2022 com crescimento de 6,12%. Já os Serviços Prestados às Famílias também apresentaram crescimento expressivo de 8,21%, revelando uma aceleração em relação à alta observada no ano passado. Por fim, os Serviços de Alojamento e Alimentação apresentaram um crescimento bem expressivo de 16,81%, após dois anos de queda, revelando nítida tendência de recuperação pós-crise.

Dez estados calculam o PIB

Além do Ceará, mais dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados de três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas.

Como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, as informações e os resultados são preliminares e sujeitos a retificações quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.