Vila da Música abre inscrições para oficina de “Oralidade e Jogo Cênico das Práticas Leitoras”, com José Mauro Brant

20 de março de 2023 - 13:34 # # # # # #

Ascom Vila da Música - Texto
Divulgação - Foto

A atividade é gratuita e voltada para o público adulto

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para a oficina ‘Oralidade e Jogo Cênico das Práticas Leitoras’ com José Mauro Brant. A oficina acontece entre os dias 23 a 31 de março, das 15h às 18h, no Centro Cultural do Cariri. Para realizar inscrição, é preciso acessar o link.

A oficina tem como objetivo facilitar uma reflexão, prática e teórica, em torno do conceito de Práticas Leitoras e do papel da oralidade como ferramenta preciosa para o promotor de leitura que pretende estimular no outro o desejo de ler. O que é animação leitora? O papel do jogo cênico dentro das práticas de estímulo à leitura e nas relações do agente com o livro e com o público. O que o promotor de leitura leva no seu acervo? A arte de contar histórias, seus possíveis diálogos com as artes cênicas, suas aplicações em estratégias de promoção de leitura, e em contextos pedagógicos e artísticos.

Sobre o José Mauro Brant

Brant integrou diversos programas ligados ao livro e a leitura como o PRO- LER, Acelera Brasil (Fundação Ayrton Senna), Leia Brasil (Petrobrás); e participou de eventos ministrando oficinas por mais de 20 estados brasileiros e em festivais internacionais em países como Espanha, EUA, Portugal, Colômbia e Cabo Verde. Tem cinco livros publicados e diversos artigos em publicações de referência. Desde agosto de 2020, Brant tem se dedicado a ministrar oficinas on-line e criou o projeto: “Reconto – Cada Qual no Seu Recanto”, mostra internacional de contadores de histórias que já está em sua décima edição. Seu mais recente espetáculo, “O Paraíso mais belo do mundo”, baseado na obra do escritor português Valter Hugo Mãe, esteve em temporada online em julho de 2021.

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Serviço

Oficina ‘Oralidade e Jogo Cênico das Práticas Leitoras’ com José Mauro Brant

Datas: 23 a 31 de Março (Exceto Finais de Semana)

Horário: 15h às 18h

Local: Centro Cultural do Cariri- Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE, 63113-755