Kuya – Centro de Design do Ceará divulga edital para participar da programação do Paku – Encontro Popular da Cultura Geek

21 de março de 2023 - 17:34 # # # #

Ascom Instituto Mirante - Texto e foto

As inscrições iniciam nesta terça-feira, 21, e vão até dia 28 de março pelo site do Instituto Mirante.

A partir desta terça-feira (21), está disponível para inscrições o Edital PAKU – Encontro Popular da Cultura Geek. O evento acontece na Kuya – Centro de Design do Ceará, nos dias 14, 15 e 16 de abril, abrangendo diversas áreas do universo geek. É possível se inscrever em sete categorias diferentes, entre elas: área zine, área “eu que fiz”, mini salas temáticas, cosplay, cospobre, batalha de lip sync e K-POP. A Kuya – Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Serão três dias de evento com uma programação completa para quem se interessa pelo mundo geek, nerd e K-POP. O lançamento público do edital visa valorizar a cultura pop, em suas diferentes linguagens, democratizando, assim, a diversidade de artistas, grupos e coletivos na programação do Paku – Encontro Popular da Cultura Geek.

Cada proponente pode inscrever até um projeto por área, necessitando que todos os integrantes da proposta sejam cearenses, maiores de 18 anos. As inscrições vão de 21 a 28 de março, de forma online, pelo site do Instituto Mirante.

Para inscrição, é necessário preencher o formulário e enviar a documentação solicitada. O resultado está previsto para 6 de abril de 2023.

No total serão selecionadas 55 propostas, divididas entre as 7 categorias. Sendo 20% das vagas destinadas para políticas afirmativas (povos originários/indígenas; população negra; comunidades quilombolas; pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência).

Categorias

Área Zine: para fanzines e quadrinhos em seus diversos formatos. Prints, posters, cartões, papercraft e outros impressos, tais como fanarts e cadernos de desenho, preferencialmente autorais.

Área “Eu que fiz”: voltado para produtos autorais de moda, casa, decoração, etc.

Mini Salas temáticas: vai reunir temas relacionados ao mundo geek, tais como literatura, séries de TV, cinema, quadrinhos, jogos, entre outros.

Cosplay: representação de quaisquer personagens fictícios de acesso público (jogos, animes, desenhos, filmes), criados em qualquer país.

Cospobre: representação de quaisquer personagens fictícios de acesso público (jogos, animes, desenhos, filmes), criados em qualquer país, com custo máximo de R$80,00.

Batalha de Lip Sync: duelo de dublagem de alguma música famosa, com sincronia labial.

K-POP: cover de grupo coreano de música K-POP.

Paku – Encontro Popular da Cultura Geek

O termo “Paku” remete a “muda de planta”, no originário Noke Koĩ, fazendo menção ao propósito do evento de plantar sementes da cultura geek, no Ceará. A sua primeira edição acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de abril no Complexo Estação das Artes. O evento é promovido pela KUYA – Centro de Design do Ceará.

PAKU é um momento para conhecer e se aprofundar no universo pop cearense, valorizando os profissionais e artistas do mundo geek e consolidando o estado como um expoente do gênero.

Kuya – Centro de Design do Ceará

A Kuya – Centro de Design do Ceará é um equipamento inaugurado em dezembro de 2022, que fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O equipamento está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no bairro Moura Brasil, próximo ao Centro de Fortaleza.

A Kuya é um objeto ancestral de muitos usos que solucionam questões do dia-a-dia. Assim, procuramos atuar usando o pensamento de design na construção da cultura cearense, aliando inovação, ancestralidade, meio ambiente e cultura. Por meio de editais e formações, o equipamento visa abraçar as produções em design de todo o estado.

A visitação para o público acontece de quinta a domingo. Nas quintas e sextas-feiras, o horário é de 12h às 20h e nos sábados e domingo, 10h às 18h.

Para qualquer dúvida, entre em contato com edital.design@institutomirante.org

Serviço

Edital Encontro Popular da Cultura Geek
Lançamento do Edital: 21/03
Inscrições: 21/03 a 28/03
Período de avaliação dos inscritos: 29 a 31/03
Recurso: 04 e 05/04
Divulgação do resultado final e recursos: 06/04
Período das atividades dos selecionados: 14, 15 e 16 de abril
Confira aqui o edital
Confira aqui o link de inscrições