Lugar de memória, cultura, diversidade e conhecimento, Biblioteca Pública do Ceará completa 156 anos no próximo dia 25

21 de março de 2023 - 10:25 # # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

Maratona de narradoras de histórias, encontro internacional de mulheres cordelistas, abertura de acervo de cordéis, programação infantil, lançamento de livro e atividades culturais fazem parte da programação

O equipamento cultural mais longevo do Estado, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece), considerada um espaço-símbolo, completa 156 anos no mês de março. Para celebrar a data, a biblioteca-parque preparou uma programação diversificada, que ocorre entre os dias 20 e 26 de março, em diferentes formatos: na sede da biblioteca, em cinco cidades do estado, em escola pública e virtual. Todas as atividades oferecem acesso gratuito.

“Partilhar o mundo todo para todo mundo”. A programação especial tem início com clube de leitura e a Maratona de Narradoras “Histórias de Contadores e Contadoras de lá e de cá”. A Maratona também comemora o Dia Internacional dos Contadores de Histórias (20) e ocorre desde o dia 18 e vai até o dia 20 de março nas cidades de Iguatu, Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza.

Já nos dias 21, 22 e 24, a Bece realiza o Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas, com rodas de conversa, homenagens e a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres — que somam 200 títulos de 12 autoras.

No dia 24, a Biblioteca Pública celebra os seus 156 anos com uma grande festa que contará com feira literárias, sarau, apresentações literárias e musicais, maracatu, batalha de rap e muito mais.

Para a superintendente da Bece, Suzete Nunes, a Casa chega aos 156 anos com a consolidação de seu novo conceito, biblioteca-parque: “desde sua reabertura, a Bece, que é lugar de encontro e formação de gerações de leitores e pesquisadores, é também lugar de atividades culturais, educativas e formativas.”, afirma a superintendente, que completa: “o novo conceito da Biblioteca trilha caminhos de inclusão e cidadania ao se expandir e levar atividades para diferentes bairros de Fortaleza e regiões do Estado. A nossa Biblioteca chega aos 156 anos moderna e construindo futuros.”.

Inaugurada em 25 de março de 1867, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — passou por uma ampla modernização e reabriu as portas em agosto de 2021 com novos espaços e acervo ampliado, cumprindo a missão de difundir o livro, a leitura e a informação, além de promover a fruição da arte, do lazer e da cultura. Com mais de um século e meio de atividade, a Biblioteca Pública é uma referência para a população cearense, como depositária do acervo bibliográfico do estado e como guardiã de um dos mais importantes acervos do país.

Ler, escrever, dialogar, pensar… Para Enide Vidal, a Bece tem uma relação profunda com o livro, o conhecimento, a Cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará. “A Bece é uma entidade guardiã da memória. Que a nossa Biblioteca Pública tenha muitos mais anos de vida pela frente, cumprindo seus propósitos e alimentando de informação e cultura as almas cearenses.”, comemora a Diretora. A programação completa está disponível .