Podfalar, Educação: 9º episódio do podcast da Seduc trata sobre a escola antirracista

21 de março de 2023 - 13:28

O 9º episódio do “Podfalar, Educação”, podcast da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) tem como tema “a escola antirracista: educação para as relações étnico-raciais”. A data em que o programa foi ao ar corresponde ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, criado para reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para a população negra.

A conversa contou com a participação do secretário executivo da Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil, Helder Nogueira; e da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes. Mediaram o debate o orientador da Célula de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade da Seduc, Tom Jones; e o apresentador do podcast, Rogério Bié.

O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966 e deixou 69 vítimas fatais.

A Seduc reconhece a importância do debate em torno das relações étnico-raciais nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista. Com esta premissa, a temática será abordada ao longo de todo o ano letivo de 2023 nas escolas da rede pública estadual, perpassando tanto o currículo, como as interações pessoais em suas diversas formas.

O Podfalar, Educação é mais um espaço para dar voz aos estudantes, professores, gestores e toda a comunidade escolar cearense. A cada episódio, novos tópicos relevantes para o dia a dia do sistema são abordados, com a participação de personagens que estão diretamente envolvidos nos processos, em diálogos abertos e dinâmicos.