Vice-governadora Jade Romero se reúne com ministra das Mulheres e discute ampliação de Casas da Mulher Cearense

21 de março de 2023 - 16:46 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner - Fotos

A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, se reuniu nesta terça-feira (21), em Brasília, com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Na reunião, que contou com a participação da senadora Augusta Brito, foram discutidos assuntos como a construção de mais Casas da Mulher Cearense e alinhamento de políticas públicas direcionadas às mulheres.

Jade Romero comemorou a oportunidade do trabalho em equipe com o Governo Federal. “O trabalho conjunto em todas as esferas é fundamental para termos uma sociedade mais acolhedora e justa para as nossas mulheres”, pontuou a vice-governadora.

Um dos principais assuntos discutidos durante a reunião foi a expansão do número de casas de apoio a mulheres em território cearense. Até o momento, o Estado conta com três Casas da Mulher Cearense, localizadas em Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, e uma Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza. A meta do Governo do Ceará é chegar a dez unidades até 2026.

“Nós iremos estabelecer critérios para assim escolher os municípios [em todo o Brasil] que receberão [novas unidades da Casa da Mulher Brasileira]”, explicou a ministra Cida Gonçalves.“No Ministério das Mulheres, nós precisamos ter responsabilidade com os estados e municípios”, completou. Além de mostrar-se positiva em relação às novas unidades cearenses e ao planejamento para o próximo ano, a ministra também reconheceu a boa estrutura e gestão das que já estão em funcionamento no Ceará.

Presente na reunião, a senadora Augusta Brito destacou o objetivo de criar e ampliar as oportunidades no Ceará a cada reunião realizada junto ao Governo Federal. “Nosso trabalho tem sido para criar e ampliar as oportunidades para as cearenses. Queremos mais igualdade de gênero, liberdade econômica e erradicação da violência doméstica para as nossas irmãs cearenses”, destacou a senadora.

Durante a reunião, também foi proposta a criação de um museu em homenagem à Maria da Penha e o combate à violência de gênero. Além disso, também foi discutido incentivos para a criação de campanhas de combate à violência e criação de um serviço especializado de atendimento às mulheres.