Profissional do Samu 192 Ceará orienta sobre como desengasgar bebês; veja vídeo

22 de março de 2023 - 09:58 # # # # #

Ascom Samu 192 Ceará - Texto e foto

Serviço possui equipe de profissionais capacitados e treinados para prestar assistência inicial

O engasgo em bebês é uma situação de emergência que pode acontecer com muita facilidade, principalmente durante o aleitamento, pois os pequenos ainda estão em processo de desenvolvimento das habilidades de deglutição. Por isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará reforça a importância de pais ou responsáveis saberem manobras corretas para desobstruir as vias respiratórias de crianças.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação e Urgências (NEU), Yury Tavares (foto acima), em casos de engasgo, é fundamental agir rapidamente e tomar medidas necessárias de primeiros socorros. “Se feitos de forma correta, esses procedimentos ajudam a salvar a vida. O engasgo é uma condição séria e pode ser fatal”, afirma.

Tavares relembra que, diante de uma situação de urgência como essa, a população deve acionar acionar o Samu Ceará pelo número 192. O serviço possui uma equipe de profissionais capacitados e treinados para prestar a assistência inicial. Neste ano, até 20 de março, 12 ocorrências do tipo foram registradas pelo equipamento.

Assista ao vídeo

Em agosto de 2022, Jefferson Oliveira, médico atuante na Central de Regulação de Urgências do Eusébio, atendeu a uma ocorrência de um recém-nascido vítima de engasgo. Na ocasião, o profissional ensinou, por telefone, a manobra adequada para salvar o pequeno, à época com apenas 20 dias. Por precaução, uma ambulância foi enviada ao local para transportar o paciente até uma unidade de saúde.

Ouça o áudio

A manobra

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.

O Samu Ceará integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sendo gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).