ZPE Ceará moderniza todo o seu sistema de videomonitoramento com câmeras de resolução 4K

22 de março de 2023 - 16:47 # # # #

Áquila Leite - Ascom ZPE Ceará - Texto e Fotos

No ano em que completa 10 anos de atividade, a ZPE Ceará segue aprimorando sua infraestrutura e seus processos operacionais, sempre de olho nas melhores práticas internacionais. Ao longo dos últimos meses, a free trade zone do Complexo do Pecém promoveu uma completa modernização no seu sistema de videomonitoramento, que agora é composto exclusivamente por câmeras com resolução 4K, garantindo ainda mais segurança para todo o controle aduaneiro.

No total, o Setor 1 da ZPE Ceará possui 127 câmeras de videomonitoramento, sendo 57 OCRs, 14 tipo Dome e outras 56 câmeras fixas, que formam um sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) responsável por monitorar armazéns, Área de Despacho Aduaneiro (ADA), gates, prédios administrativos e de apoio. Com a modernização desses equipamentos, a ZPE Ceará ganha uma melhoria significativa na captura e gravação de imagens, inclusive no período noturno.

“Além da substituição de todas as câmeras por equipamentos mais modernos, também realizamos a transferência da sala de videomonitoramento para uma nova instalação física no bloco administrativo do Setor 1. Importante destacar que essas melhorias e adequações já atendem a portaria Coana nº 80, publicada pela Receita Federal do Brasil (RFB), que estabelece os requisitos técnicos do sistema de monitoramento e vigilância de local voltado para recintos alfandegados”, explica Gilvan Lobo, gerente de segurança patrimonial da ZPE Ceará.

Software aprimorado

Além do conjunto que compõe o videomonitoramento, os procedimentos operacionais e de Tecnologia da Informação (TI) da ZPE Ceará também foram aperfeiçoados, através da substituição do software de gerenciamento de imagens. O novo software caracteriza-se pela utilização intuitiva de seus recursos e pela alta taxa de compactação das imagens no armazenamento.

“Outro ganho perceptível está na qualidade das imagens geradas e armazenadas, decorrente da substituição de todas as câmeras que apresentam resolução em alta definição. Com essas mudanças, ampliamos as possibilidades de melhorias nas nossas integrações com o Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (SICA) e câmeras OCRs. Aperfeiçoamos, também, a disponibilização dessas imagens via sistema”, comenta Keity Lima, gerente de Tecnologia da Informação da ZPE Ceará.

Setor 2 já nasceu moderno

No que diz respeito ao Setor 2 da ZPE Ceará, área que receberá investimentos robustos, como os grandes projetos de Hidrogênio Verde, o sistema de videomonitoramento e de segurança já nasceu moderno e atendendo às regulamentações de alfandegamento exigidas pela Receita Federal do Brasil.

Isso porque, na sua implementação, o Setor 2 já contava com equipamentos de última geração e que atendiam plenamente os requisitos da RFB, não sendo necessário, portanto, nenhuma adequação tecnológica neste momento.

Ao todo, o Setor 2 conta com 52 câmeras em seu sistema de CFTV, sendo 24 OCRs, 7 tipo Dome e outras 21 câmeras fixas. Assim como no Setor 1, esses equipamentos garantem segurança 24 horas por dia, sete dias por semana.

Tipos de câmera utilizados na ZPE Ceará

Confira as características dos três tipos de câmeras utilizados no videomonitoramento da ZPE Ceará:

Dome: câmeras que se movem em todos os eixos e contam com zoom, para um monitoramento mais amplo.

Fixas: não possuem zoom e ficam paradas em áreas específicas, como de frente para catracas, ou para observar a entrada e saída de veículos.

OCRs: também são câmeras fixas, mas possuem uma qualidade específica para o reconhecimento das placas dos veículos e dos códigos dos contêineres.