Conselho de administração elege nova Diretoria Executiva da Cogerh

23 de março de 2023 - 15:28 # # #

Ascom Cogerh - Texto e foto

A nova composição da diretoria executiva da Cogerh foi eleita durante a 158º Reunião do Conselho de Administração da Companhia. O engenheiro agrônomo e servidor de carreira da Cogerh, Yuri Castro Oliveira, foi eleito para assumir a presidência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Além dele, foram eleitos os demais membros da Diretoria, para os cargos de diretores de Planejamento, Financeiro e Operações.

Os nomes foram deliberados e eleitos pelos sete conselheiros da Companhia, tendo sido previamente aprovados pelo Comitê de Elegibilidade. O mandato teve início a partir desta quarta-feira (22).

Veja a formação da nova diretoria

Diretor Presidente
Yuri Castro de Oliveira

Mestre em agronomia e servidor de carreira da Cogerh. Na companhia, já trabalhou como Gerente de Mananciais, Superintendente das Bacias Metropolitanas, Diretor de Operações e Assessor da Presidência. Trabalhou na Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), como Coordenador de Infraestrutura Hídrica e, por último, assumiu a Superintendência de Obras Hidráulicas, de 2015 a 2022.

Diretor de Planejamento
João Lúcio Farias de Oliveira

Sociólogo pela Universidade de Fortaleza e mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1984 a 1994, foi técnico em Mobilização Social, na Fundação da Ação Social (FAS). Servidor público da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) desde 1994. Ocupou os cargos de analista em gestão dos recursos hídricos e diretor de planejamento. A convite do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), ocupou o cargo de assessor do diretor geral, no período de 2003 a 2007. Atuou de 2015 a 2023 como Presidente da Cogerh.

Diretor Administrativo-Financeiro
João Ricardo Filgueiras Rios

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Pós-Graduado em MBA Executivo em Gestão Bancária pela WPÓS – AVM Faculdade Integrada – DF, Pós-Graduando em Gestão de Projetos pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trabalhou por 25 anos no Banco do Brasil (1987 – 2012) exercendo diversas funções na área administrativa financeira/carreira administrativa. Funcionário concursado da Cogerh desde 2014, tendo exercido a função de analista em gestão de recursos hídricos na gerência financeira, gerente de recursos humanos e encarregado de proteção de dados – DPO até 03/2023.

Diretor de Operações
Tércio Dantas Tavares

Possui Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2002), Especialização em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico (Estácio de Sá, 2019) e está concluindo Mestrado em Geologia (UFC, 2021). Inicialmente, atuou na área de Carcinicultura, na elaboração de projetos e gestão de empreendimentos nacionais e internacionais. Atuou como Secretário Municipal do Meio Ambiente de Acaraú durante no período de 2021 a 2023; Chefe de Gabinete no Senado Federal entre os anos de 2010 a 2019.