Programa Agente Jovem Ambiental inspira jovens cearenses

23 de março de 2023 - 10:59 # # # #

Ascom Sema

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de Estado, criada pelo Governo do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020. Executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para cerca de 10 mil jovens em todos os 184 municípios cearenses. Para a titular da pasta, Vilma Freire, a participação de jovens em projetos de educação ambiental nas próprias comunidades traz benefícios coletivos e individuais. “Contribui para a transformação local com inclusão social, econômica e ambiental”, disse.

Entre os objetivos do programa está a ampliação das oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil. Justo nesse contexto, um grupo formado por seis “meninas AJAs”, denominado por elas Ajas Carvoeiro, que se uniram para ajudar outros AJAs, de acordo com a coordenadora regional de AJAs, Maria Conceição Nascimento. “Desenvolvem quatro Planos de Ação Comunitária (PACs) integrados e um deles trouxe a ideia de beneficiar sementes de urucum, comercializar o produto no mercado e feiras da região, e com o valor arrecadado, custear outros PACs”, explica.

PACs

“A ideia surgiu pelo fato das AJAs desejarem implementar as ações dos outros PACs e que por muitas vezes precisavam de recurso para aquisição de alguns materiais”, esclarece. Os PACs são projetos elaborados pelos jovens que estão contribuindo para a sustentabilidade das comunidades nas quais estão inseridos. “São elaborados na última etapa do Curso de Formação do Programa AJA composto por 60 horas aulas certificadas pela Sema, pela Escola de Gestão Pública (EGP) e pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE)”, informa o coordenador da Coeas, Ulisses Rolim.

A AJA Ingrid Mayara Souza conta que a sua comunidade Carvoeiro, no município de Itarema, não tem muitos recursos, mas os produtos feitos pelo grupo são vendidos também em outras localidades. “O dinheiro da comercialização é revertido para comprar insumos para os demais PACs. São projetos individuais e, ao mesmo tempo, interligados”, disse. Itarema faz parte do litoral Oeste do Ceará e está dividido em três distritos: Itarema (Sede), Almofala e Carvoeiro.

Os PACs das jovens envolvem vários temas transversais. Tem projeto de limpeza da areninha e da praça, tem de horta comunitária, de reaproveitamento de garrafas pet para produção de artesanatos, tem de alimentação de animais de rua, de fabricação de sabão ecológico e o de beneficiamento e comercialização de colorau caseiro. Nesse caso (colorau), a ideia foi da AJA Maria Eline, e o grupo se colocou em prática. “O importante é que todas se ajudam”, disse Ingrid, informando que a colega contou com a colaboração do agrônomo Denilson Nande, representante da prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Inspiração e motivação

De acordo com a coordenadora Conceição, as jovens de Carvoeiro vivem na área rural e descobriram potencialidades na agricultura familiar. “Viram na horta, assim como no beneficiamento das sementes de urucum. Foram além da produção de corante – que tem bastante saída – e criaram uma etiqueta com a marca do AJA e colocaram o produto, especificamente nas feiras de agricultura familiar da Região”, conta. Atualmente, a coordenadora Conceição atende aos AJAs da região Sertão de Sobral – I e os AJAs de Carvoeiro estão sob a supervisão do coordenador regional, João Evangelista.

Para Conceição, o Programa AJA tem cumprido os objetivos propostos. “Com as ações desenvolvidas a partir do PAC os jovens saem da ociosidade, sentem-se úteis na comunidade e logo começam a ser referência, a partir das ações desenvolvidas na sua comunidade”, disse. Ela fez questão de contar que muitos saíram da depressão ao ingressar no Programa e outros estão estudando em cursos voltados para o Meio Ambiente. “O AJA é motivador! Eu recebo várias ligações de jovens perguntando como fazer para entrar no Programa. A maioria não visa somente a bolsa, mas o aprendizado e a busca de uma referência”, encerra.

O Programa AJA é executado pela Sema, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). Para saber mais sobre o Programa AJA, acompanhe os Stories no Instagram da Sema (@semaceara) ou acesse o link.