Uece à frente da nova área de Pecuária do Programa Cientista-Chefe

23 de março de 2023 - 15:28 # # # # #

Adriana Rodrigues (Ascom/Uece) - Texto
Arquivos pessoais - Fotos

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é escolhida para coordenar a mais nova área do Programa estadual Cientista-Chefe, criado e fomentado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap). A nova área contemplada é a Pecuária, que tem como cientista-chefe o professor da Faculdade de Veterinária (Favet) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Uece, Davide Rondina.

“Isso representa a oportunidade de fornecer informações científicas e tecnológicas com objetivo estratégico comum de apoiar a geração de tecnologia, contribuindo para mudanças no setor pecuário do Estado do Ceará, incrementando a diversidade produtiva e melhorando a sua competitividade e sustentabilidade”, destaca o novo cientista-chefe da Uece.

A Pecuária se tornou área do Programa Cientista-Chefe coordenada pela Uece a partir de demanda da então Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), que reconheceu essa necessidade. Além da Pecuária, a área de Inovação também conta com a coordenação de docente da Uece, o professor Samuel Façanha.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, que é também pesquisador e vice-coordenador de projeto da área, ressalta que “a aprovação do cientista-chefe da Pecuária vem a partir de uma coroação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), que sempre trabalhou em prol da Pecuária no Ceará”.

O professor Dárcio falou, ainda, da qualidade dos pesquisadores envolvidos. “O sentido é corroborar com ações do Governo do Estado, que poderá contar com os cientistas de alto gabarito da Universidade Estadual do Ceará, por meio do PPGCV e da própria Favet, que possuem um histórico de formação dos profissionais nesta área, podendo oferecer muitos frutos para a Pecuária do nosso estado”.

O projeto pretende, portanto, construir uma rede de ‘lideranças’ científicas e produtivas regionais que possam contribuir com a inovação dos processos e permitir maior resiliência e eficiência ao setor pecuário do Estado; qualificar e diversificar a oferta dos produtos de origem animal regionais para atender as demandas dos consumidores; propor indicadores e marcadores de qualidade do leite para sustentar as políticas públicas de promoção à cadeia leiteira do Estado; apoiar e desenvolver estudos e projetos para aumentar a eficiência reprodutiva de animais melhorados geneticamente de raças locais e desenvolver tecnologias e processos inovadores para enfrentar os desafios da pecuária de precisão.

O Cientista-Chefe Pecuária teve início em dezembro de 2022 e será realizado nos anos de 2023, 2024 e 2025, tendo como base inicial a realização de três subprojetos: Nutrição e Reprodução; Qualidade do Leite; e Qualidade da Carne em Animais Ruminantes; contando com equipe formada pelos professores Davide Rondina, Dárcio Teixeira, Cesar Carneiro Linhares Fernandes (Favet/Uece), Juliana Paula Martins Alves (Favet/Uece) e Francisco Carlos de Sousa (IFCE); além de doutorandos e mestrandos do PPGCV (nota 6 Capes) e alunos de Iniciação Científica bolsistas da Uece, Funcap e CNPq.

Sobre o Programa Cientista-Chefe

Criado na Funcap, o Programa Cientista-Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Ceará para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

Os projetos e as equipes de pesquisadores são definidos a partir das demandas de órgãos do Governo do Estado. Cada equipe é coordenada por um cientista-chefe cuja escolha ou indicação segue critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses. Outro requisito é que a área científica de atuação do pesquisador tenha relação com a atuação do órgão estadual a ser beneficiado com o programa.

Sobre o cientista-chefe da Pecuária

Davide Rondina possui doutorado em Biotecnologias para Agropecuária pela Universidade de Florença, Itália e pós-doutorado pela Universidade de Sassari, Itália. É professor da Uece, responsável pelo Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes. É pesquisador de Produtividade do CNPq. Atua como revisor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais; desenvolve pesquisas na área de pequenos ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: interfaces entre nutrição e reprodução, genômica nutricional, nutrição e qualidade dos produtos de origem animal.

Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Uece e vice-coordenador do Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia/Uece. Foi membro da Câmara de Inovação Tecnológica e da Câmara de Ciências Agronômicas e Veterinária da Funcap. Foi Consultor ad hoc do CNPq, Capes, Facepe, Fapemig, Fapesq, Funcap e da Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica (ANPCYT) da República Argentina.