Uma festa para todas as idades: Biblioteca Pública comemora 156 anos nesta sexta-feira (24)

23 de março de 2023 - 15:50 # # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

A programação tem início às 10h e segue durante toda a tarde e início da noite

Inaugurada em 25 de março de 1867, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), celebra 156 anos de existência com uma grande festa que contará com feira literária e de artesanato e apresentações literárias, sarau, maracatu, batalha de rap e muito mais. As atividades que ocorrem no dia 24/3 têm acesso livre e gratuito.

A programação tem início, às 10h, com o “Prosas Sonoras: Conversando sobre a produção de audiolivro”, onde alunos do Curso Narrativas Sonoras, realizado pela Bece em janeiro e fevereiro deste ano, apresentarão peças sonoras de produções literárias ligadas à acessibilidade. Já às 11h, acontecerão leituras de textos e contação de histórias em todos os setores da biblioteca, com o Recitando com a Bece.

Acervo Bece de Escritoras Cordelistas

À tarde, às 15h30, acontece o Lançamento do Acervo Bece de Escritoras Cordelistas, com uma coleção especial de folhetos e livros de poesia popular que somam mais de 200 títulos de 12 autoras. O acervo, que leva o nome da mestra cordelista Josenir Lacerda, é uma doação da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas e do Movimento Cordel de Mulher. O momento faz parte do Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas e contará com a participação de Vânia Freitas, Ivonete Morais, Mariana de Lima, Paola Torres, dentre outras escritoras.

Batalha de Slam, Sarau e Coral

Às 16h, na Calçada da Bece, será realizada a Batalha Cururu Skate e Rap. Considerada uma das maiores batalhas do Estado, traz nesta edição especial o tema “literatura, a leitura e o livro” para o duelo entre MC’s. Na sequência, às 16h50, se apresenta no mesmo local o Coral da Bece.

Já às 17h30, o Sarau da Bece em sua edição comemorativa traz a participação de diversos artistas multilinguagens, são eles: Argentina Castro, Zé Rodrigues, Carolina Capasso, Alana Alencar, Renato Pessoa, Cianna Braga e Luana Braga.


Celebração do Dia do Maracatu

Como parte da programação e em celebração do Dia do Maracatu (25), o Maracatu Vozes da África, um dos mais antigos da Cidade, inicia sua apresentação às 18h20. Mais de 25 integrantes conduzirão a festa com canções do cantor cearense Ednardo e a coroação da Rainha do Maracatu. O Dia do Maracatu, assim como o aniversário da Bece, é celebrado em 25 de março, data em que o Ceará também comemora a libertação dos escravos (1884), quatro anos antes do estado brasileiro abolir a escravatura (1888).

Show de diversos ritmos

Ritmos brasileiros, e em especial os nordestinos, tomarão conta da Calçada da Bece, às 19h com Parahyba e a Cia. Bate Palmas. Com um pé na tradição e o outro no futuro apresenta um repertório predominantemente autoral, o grupo chama a atenção para um outro olhar sobre as áreas periféricas da cidade, como locais de produção e fruição de cultura.

Também celebrando o nordeste, o cantor e compositor Juruviara encerra a programação com o Forró Manzape, a partir das 20h. O repertório do grupo irá transitar pela tradição festiva do Nordeste, trazendo o Forró em todas as suas vertentes: passeando pela tradição do Rei Luiz Gonzaga e do mestre Jackson do Pandeiro, até chegar ao forró contemporâneo dançante com muita personalidade e alegria. A celebração ocorre na Calçada da Bece, aberta a todos os públicos.

Livros, comida e artesanato

A programação ainda conta com a Quadra Literária, venda de publicações independentes Estarão presentes os escritores e as escritoras: Well Morais, Luiza Pontes, Vera Marques, Luciana Braga, Beatriz Caldas, Paulo Carter, Levi S. Porto, Zinext, Sandra Fontenelle, Oziel Herbert, Jonas Serafim, Lara T. Vainstok, Lucirene Façanha, Cris Rosa, Iariny Carvalho, Anna Andrade, Maggie Paiva, Betania Moura e Wilson Júnior, dentre outros. Participam também, as editoras: Radiadora e a Tupynanquim.

A comunidade Poço da Draga estará presente no aniversário com a Feirinha do Poço, expondo diversos artesanatos e com venda de alimentos e bebidas.

Os 156 anos da Bece

Inaugurada em 25 de março de 1867, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — passou por uma ampla modernização e reabriu as portas em agosto de 2021 com novos espaços e acervo ampliado, cumprindo a missão de difundir o livro, a leitura e a informação, além de promover a fruição da arte, do lazer e da cultura. Com mais de um século e meio de atividade, a Biblioteca Pública é uma referência para a população cearense, como depositária do acervo bibliográfico do estado e como guardiã de um dos mais importantes acervos do país.

Serviço

Uma festa para todas as idades: Biblioteca Pública comemora seus 156 anos
24/3 (sexta-feira)
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Praia de Iracema)

10h | Prosas Sonoras
Conversando sobre audiolivro
Local: Sala Multiuso

11h | Recitando com a Bece
Leitura de Textos e contação de histórias no setores da Biblioteca
Local: Setores da Bece

15h30 | Abertura do Acervo de Mulheres Cordelistas da Bece
Com: Vânia Freitas, Ivonete Morais e Mariana de Lima
Local: Coleção Ceará

16h | Batalha Cururu Skate e Rap
Local: Calçada da Bece

17h | Coral da Bece
Local: Calçada da Bece

17h20 | Sarau da Bece
Local: Calçada da Bece

18h20 | Maracatu Vozes da África
Local: Calçada da Bece

19h | Parahyba e Cia. Bate Palmas
Local: Calçada da Bece

20h | Juruviara e Forró Manzape
Local: Calçada da Bece