Dragão do Mar e parceiros realizam escuta ativa de moradores do entorno do complexo cultural

24 de março de 2023 - 15:38 # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar - Texto
Luiz Alves - Foto

Fruto de parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e a Rede Iracema Território Vivo, a iniciativa abre a série de encontros que dão continuidade ao programa de mapeamento dos interesses e das necessidades da população em situação de rua da região.

A cultura fomenta a cidadania e é pilar de acesso a direitos. O Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Rede Iracema Território Vivo, realizaram, nesta quinta-feira (23), o primeiro de muitos encontros com a população em situação de rua do entorno do complexo cultural. A roda de conversa compõe um plano de ação territorial conduzido pelo CDMAC com o objetivo de mapear, refletir e propor estratégias de cuidados que o território demanda, trabalho que será desenvolvido de forma integrada à programação de ação cultural do equipamento.

“Um marco para a gente é estabelecer uma política entre as demandas do território em torno do Dragão do Mar com a nossa política de ação cultural. Essa é uma parceria que tem como maior objetivo a conexão com as pessoas em situação de rua, conversar, estabelecer um diálogo, mapear desejos e a partir daí estabelecer uma programação.”, afirma Helena Barbosa, superintendente do CDMAC.

O encontro da última quinta-feira (23) contou com a participação de instituições que compõem a Rede Iracema Território Vivo. Entre os parceiros presentes, estão o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Fortaleza e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Prefeitura de Fortaleza, que é responsável pela atenção primária em Saúde e Assistência Social.

“A ideia desses encontros, que serão regulares, é integrar e aprimorar ações para propor alternativas aos desafios do território. Na nossa conversa, eles falaram o que desejam como atividades culturais, artísticas, como eles visualizam os equipamentos. A partir daí, vamos criar ações e ampliar o direito e acesso à Cultura para todo mundo.”, explica Benjamim Lucas, gerente de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Durante o encontro, realizado nas proximidades do Espaço Rogaciano Leite Filho, além de participar da roda de conversa, que possibilitou um maior estreitamento da relação entre a população em situação de rua e as instituições envolvidas na ação, os participantes receberam kits com produtos de higiene pessoal, lençóis e alimentos e participaram de atividades lúdicas. No bate-papo, os beneficiados indicaram o interesse em participar de atividades esportivas, como jogos e de futebol e carimba, na quadra da Praça Almirante Saldanha, espaço público da Prefeitura de Fortaleza, e culturais, como sessões de cinema na própria praça, que serão, em breve, realizadas pelo Cinema do Dragão.

Um núcleo específico do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está sendo estruturado para contribuir com as ações da Rede, e, a partir do mapeamento realizado na primeira roda de conversa, a equipe preparará, para o mês de abril, novas atividades.

Sobre a Rede Iracema Território Vivo

É uma iniciativa da Vice-governadoria que promove debates e ações para o território da poligonal que se estende do Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, à Estação das Artes, no Centro, passando pelo Parque Dragão, que reúne CDMAC, Biblioteca Pública do Estado do Ceará, Escola Porto Iracema das Artes e Centro Cultural Porto Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar.