Espetáculos e baile Relance integram atividades do fim de semana na Estação das Artes

24 de março de 2023 - 11:29 # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto e fotos

Programação gratuita contará ainda com oficina de ilustração para crianças no domingo

Das gravações originais da década de 1970 às brasilidades regionais, o fim de semana na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — oferece ao público uma programação cultural gratuita e diversificada entre 24 e 26 de março.

Nesta sexta (24), às 17h, o grupo de dança Carimbó da Vovó inicia as atividades do equipamento com uma apresentação folclórica. Desde 2017, o coletivo rememora o carimbó dançado em sala de casa de taipa ao som da radiola de pilha e atua nas aldeias do povo Tapeba, além de praças, escolas e sítios. Em seguida, às 18h é a vez do afoxé Orín Àsé ocupar a Gare com Cânticos Sagrados, espetáculo de saudação aos Orisás. No show, os integrantes cantam e tocam instrumentos percussivos como atabaque, pandeiro, agogô, agbê, alfaia, repique e berimbau.

Quem quiser esticar mais um pouquinho pelo Complexo, ainda poderá curtir o som do DJ Nego Célio e se deliciar com as comidas dos restaurantes do Mercado AlimentaCE, que ficarão abertos até 21h.

Sábado e domingo: Relance – O Baile e atividades infantis

O sábado (25) na Estação das Artes é todo dedicado ao Relance – O Baile, que embarca numa viagem musical através do tempo: idealizado pelo produtor musical e DJ Victor Azevedo, o projeto passeia por gravações originais da década de 1970 e segue com composições mais recentes, sempre executadas em vinil e CD. A curadoria da Relance abrange elementos da música nacional presentes desde o período da Tropicália, além de ritmos de baile internacionais.

Relance nasceu a partir dos diálogos de Victor com seu irmão, Lucas Azevedo, sobre como realizar um resgate de canções que narram o período da juventude de seus familiares mais velhos. Além de Victor e Lucas, DJs residentes, o baile na Estação das Artes contará com Fabinho Vieira como convidado especial. Fabinho é um colecionador exímio de mídias físicas, possui uma página no Instagram com dicas de álbuns marcantes na história da música (@dicasdevinil) e já se apresentou algumas vezes no projeto, prometendo levar sua pesquisa em gravações da década de 1980.

Pela primeira vez, o projeto ocupará um espaço público com entrada gratuita, após seis edições em 2022. Relance – O Baile acontece na Gare, das 16h às 21h, e apresenta também elementos visuais em formas de pinturas, pôsteres de filmes, capas de álbuns e artes plásticas. Durante o evento, haverá simultaneamente a Feira Negra, com expositores como Ariart com Tecidos, CearAfro e Circo Multicor.

Ainda neste fim de semana, o Domingo na Estação segue com atividades dedicadas à criançada. De 10h às 11h, o artista Rafael Limaverde apresenta a oficina Ilustr(A)ção, um jogo de criação e narração de histórias que articula conhecimentos de educação visual. Logo após, às 11h, o Grupo Desequilibradoz volta ao equipamento em parceria com o Sesc Ceará, trazendo o espetáculo circense “Junto e Misturado”, uma homenagem aos artistas de rua. Além disso, a pintura infantil também estará garantida durante toda a manhã, com mediação dos monitores do Complexo.

O público que vier à Estação neste final de semana também vai poder se deliciar com comidas e bebidas do Mercado AlimentaCE. No sábado, durante o Festival Relance, Muá Tuá, Pachamama, Tacos Burger, Cozinha do Deyme e Sorvete da Reserva abrem de 16h às 21h. Já no Domingo na Estação, o equipamento realiza a tradicional feira agroecológica com frutas e verduras orgânicas, com os produtos da marca Terra Conquistada do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e os cardápios especiais para café da manhã. Para as crianças, têm ainda pipoca e picolé. A programação acontece de 9h às 12h.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 24, 25 e 26/03
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita e aberta ao público. Neste sábado, a classificação é 16 anos.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa
Sexta (24/03)
Som na Praça*
17h às 18h – Carimbó da Vovó
18h às 19h – Orín Àsé: Cânticos Sagrados

 

*Por conta do período chuvoso, as apresentações acontecerão na Gare da Estação das Artes.

Observação: O equipamento estará aberto entre 12h e 21h.

 

Sábado (25/03)

Relance – O Baile

16h às 21h – Relance – O Baile, com DJs Lucas Baber, Victormsat e Fabinho Vieira

17h às 21h – Feira Negra

 

Observação: O equipamento estará aberto entre 12h e 15h, e depois de 16h às 21h.

 

Domingo (26/03)

Domingo na Estação

9h às 12h – Pintura infantil

10h às 11h – Oficina Ilustr(A)ção, com Rafael Limaverde

11h às 12h – Espetáculo circense “Junto e Misturado”, com Grupo Desequilibradoz (Parceria Sesc)

 

Observação: O equipamento estará aberto entre 9h e 15h.