Helv celebra três anos com I Encontro Científico Multidisciplinar

24 de março de 2023 - 13:34 # # #

Isabelle Azevedo - Ascom Helv - Texto
Luís Valente - Foto

Programação teve início nessa quinta-feira (23)

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebrou, nessa quinta-feira (23), três anos de atividades com a realização do I Encontro Científico Multidisciplinar do Helv. A iniciativa objetivou promover um intercâmbio de experiências e divulgar as produções técnicas e científicas da unidade.

O equipamento, sob gestão do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), foi adquirido pelo Governo do Ceará em meio à pandemia de covid-19, tornando-se referência no atendimento a pacientes com a doença.

“Marcar os três anos do hospital com um encontro científico é demonstrar que, além de toda a assistência e de todo o empenho, conseguimos contribuir com pesquisas, incentivando colaboradores a desenvolver o conhecimento e a tecnologia”, avalia o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira.

A programação do evento teve início pela manhã, com a apresentação do Coral do Helv, composto por colaboradores da instituição sob a regência do maestro Cláudio Mesquita, acompanhado pelos músicos Gladson Rodrigues Pereira e Tarcísio Paulo da Costa. Em seguida, houve palestra magna, cujo tema foi Desafios da Transformação Digital na Saúde, ministrada pelo diretor-presidente do ISGH, Flávio Deulefeu.

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, ressaltou o desenvolvimento de pesquisas por profissionais da unidade

“Não podemos fugir. O caminho da Saúde é ser digital. É preciso estar atento às mudanças e ter a mente aberta”, afirmou Deulefeu. O médico destacou, ainda, o papel da tecnologia no processo de humanização. “Na pandemia, quando o paciente ia ser intubado, a equipe fazia chamadas de vídeo, auxiliando no contato com parentes. Isso ajudou os internados, por exemplo, a dar um último adeus aos seus familiares”, continuou.

Ainda na quinta-feira, foi realizada a apresentação de trabalhos orais e a roda de conversa Você dorme bem? Roncos, Insônias e Parassoniais, com a presença da fonoaudióloga Wigna Raíssa e da otorrinolaringologista e médica do Sono Érika Ferreira Gomes. Também participou a professora do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC) Camila Ferreira Leite. A atividade marcou a Semana do Sono na unidade.

Programação

O I Encontro Científico segue com programação nesta sexta-feira (23), quando serão realizadas oficinas, rodas de conversas, apresentações orais de trabalho e avaliação de banners. Ao todo, foram inscritos 31 trabalhos das áreas da Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Enfermagem. Os 12 melhores projetos foram selecionados para avaliação por banner.

“Com apenas três anos de desenvolvimento das linhas de cuidado multidisciplinar, o evento mostra para o próprio hospital o que se faz de importante em várias especialidades, nas diversas equipes multiprofissionais e para o desfecho positivo e de qualidade que muito permeia a chamada ‘experiência do paciente’”, pontua a coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Cláudia Regina Fernandes.

Da covid-19 às cirurgias

O Helv foi equipado e adaptado pelo Estado para atender à situação de emergência da pandemia global de covid-19. O dia 23 de março de 2020 marca o primeiro paciente regulado para a unidade de saúde.

Três anos depois, o hospital vem se consolidando no perfil cirúrgico, contemplando as áreas de Cirurgia Geral, Urologia, Otorrinolaringologia (adulto e pediátrico), Ortopedia, além de Cabeça e Pescoço.

Desde sua abertura, o Helv soma cerca de 19 mil internações, 14 mil cirurgias e 32 mil consultas ambulatoriais. Os dados sobre procedimentos cirúrgicos correspondem ao período de outubro de 2020 a março de 2023, com ressalvas aos meses em que o serviço foi suspenso por causa do aumento nos casos de covid-19.