Homenagem ao poeta Patativa do Assaré, roda de coco e performance encerram a programação de março no Centro Cultural do Cariri

24 de março de 2023 - 11:32 # # # # #

Ascom Centro Cultural do Cariri - Texto e foto

A agenda gratuita contará também com o primeiro Encontro de Gestoras na Cultura do Cariri, no domingo (26)

Encerrando o mês de março, o Centro Cultural do Cariri realiza, neste fim de semana, uma programação gratuita e aberta ao público, com oficinas, rodas de conversa, performance e clube de leitura. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante.

No sábado (25), a programação começa bem cedo, às 9h, com a oficina “Bora Brincar pintando cabaça”, com Josefa Mônica, no Parque. A vivência tem classificação indicativa livre e propõe um momento lúdico, com histórias e desenhos que envolvem toda a família, desenvolvendo as habilidades na área da pintura.

Das 9h às 12h e das 15h às 18h, no Bosque, os artistas Francisco dos Santos e Edivania Martins prestam uma homenagem ao poeta Patativa de Assaré com as oficinas “Pintando Patativa” pela manhã e “Voa, Voa Patativa” pela tarde. Nas ações, os participantes irão pintar uma escultura do pássaro patativa. Ainda pela manhã, a literatura de Ruth Rocha estará no programa dos clássicos de brasileiras, que serão lidos por Janiele Moreira, das 10h às 12h, no Átrio e com classificação indicativa infantil livre.

No final da tarde, às 16h30, o Centro Cultural recebe a performance “Tálamo”, de Maria Macêdo, que apresenta em seu corpo vários outros corpos femininos que foram/são violentados de alguma forma. A performance descostura os vestidos de violência que vestem os corpos femininos e levanta a questão: “O que fazer quando nos tornamos números?”.

Já no domingo (26), o equipamento cultural sedia o “Gera Cultura”, com uma roda de conversa com gestoras de Cultura do Cariri. A iniciativa propõe um espaço para o fortalecimento de idéias e de ideais norteadoras em ações futuras. O encontro é para convidadas e acontecerá no Átrio, das 9h às 11h.

As oficinas “Mão na massa: Como é um Patativa?”, das 9h às 12h e “Patativa que fala”, das 15h às 18h, serão ministradas por Francisco dos Santos e Edivânia Martins e pretendem levar aos participantes momentos de conhecimento sobre o poeta Patativa do Assaré, incentivando a criação de desenhos, com cores e formas em alusão aos seus poemas.

Os clássicos de brasileiras também estão na programação de domingo com Janiele Moreira, lendo Eva Furnari, das 10h às 12h, no Parque, com classificação indicativa livre. O público presente poderá participar ainda, às 10h30, do Clube de Leitura para Iniciantes, com mediação de Flaviane Villar. A ação realizará, no Bosque, uma leitura compartilhada do conto “Voz”, de Jarid Arrais.

Para terminar o domingo, o Terreiro das Artes receberá uma grande roda de coco com a ação “Segura o coco, mulher!”, das 16h às 19h, que propõe uma partilha de saberes e experiências das mestras Maria de Tiê, Mestra Marinez e Mestra Edite evidenciando o protagonismo feminino do Coco no Cariri. Participam do momento, o Coco dos Souza (Porteiras-CE), o Coco Frei Damião (Juazeiro do Norte-CE) e o Coco de Mulheres da Batateira (Crato-CE). A iniciativa tem classificação indicativa livre e vai fazer todo mundo dançar.

Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.

Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café e planetário.

Programação

SÁBADO (25/03)
Bora Brincar Pintando Cabaça
Oficina com Josefa Mônica
Horário: 9h às 11h30
Local: Parque
Público: Livre

Mão na massa:
“Pintando Patativa”
Oficina com Francisco Santos e Edivania Martins
Horário Manhã: 9h às 12h
Local: Bosque
Público: Infanto juvenil

Clássicos de brasileiras: lendo Ruth Rocha, com Janiele Moreira
10h às 12h
Átrio
Infantil livre

Mão na massa:
“Vôa, vôa Patativa”
Oficina com Francisco Santos e Edivania Martins
Horário Tarde: 15h às 18h
Local: Bosque
Público: Infanto juvenil

“Tálamo” – Performance de Maria Macêdo
Horário: 16h30
Local: Parque
Público: Livre

DOMINGO (26/03)
“Gera Cultura”
Encontro de Gestoras Culturais
Horário: 09h às 11h
Local: Átrio
Público: Convidadas

Mão na massa:
“Como é um Patativa?”
Oficina com Francisco Santos e Edivania Martins
Horário Manhã: 9h às 12h
Local: Bosque
Público: Infanto juvenil

Clássicos de brasileiras: lendo Eva Furnari, com Janiele Moreira
10h às 12h
Parque
Infantil livre

Clube de leitura para iniciantes, mediação Flaviane Villar
(leitura compartilhada do conto “Voz”, de Jarid Arrais)
Horário: 10h30
Local: Bosque
Público: Jovens e adultos

Mão na massa:
“Patativa que fala”
Oficina com Francisco Santos e Edivania Martins
Horário Tarde: 15h às 18h
Local: Bosque
Público: Infanto juvenil

“Segura o Coco, Mulher!”
Roda de Coco dos Souza (Porteiras-CE), Coco Frei Damião (Juazeiro do Norte-CE) e Coco de Mulheres da Batateira (Crato-CE)
Horário: 16h às 19h
Local: Terreiro das Artes
Público: Livre

Centro Cultural do Cariri
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01 – Parque Recreio, Crato – CE.