Kuya – Centro de Design do Ceará realiza feiras para fortalecer a economia criativa cearense

24 de março de 2023 - 16:42 # # # # #

Gabriela Farias - Ascom KUYA - Centro de Design do Ceará - Texto

Neste domingo (26), acontece a feira Design Autoral, contando com seis marcas de designers cearenses.

Com o objetivo de estimular a economia criativa e fortalecer o design cearense, a Kuya – Centro de Design do Ceará realiza, neste domingo (26), a feira Design Autoral, das 10h às 15h, no Hall de entrada do equipamento cultural, localizado no Complexo Estação das Artes. A Kuya – Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Convidando seis expositoras, o evento reúne moda, acessórios e arte gráfica em um só espaço, para fortalecer designers mulheres cearenses. Entre as convidadas estão: Alexia Ferreira da Colagem Negra, Ivna e Edla Lundgren da Xilodelic, Aliciane Barros da CearAfro, Letícia da Lirian Arte, Ariadne Oliveira da Ariart com Tecidos, Jéssica Paurá da Gg Paurá Acessórios e Meire da Menah Acessórios.

Para Eliz Nathanael, produtora da KUYA, as feiras representam, para eles, um lugar de visibilidade, reconhecimento (por ser um equipamento cultural do estado) e possibilidade de escoamento (o mais importante, tendo em vista que alguns, enquanto designers independentes, não acessam tantos espaços para tal finalidade).

O evento acontece neste domingo (26), das 10h às 15h, na KUYA – Centro de Design do Ceará, que está localizado na rua Senador Jaguaribe, 55, no Centro de Fortaleza. A entrada é gratuita, sendo aberto ao público.

Feiras da Kuya

Em março, a KUYA dá continuidade às feiras para estimular e fortalecer a economia criativa no Ceará. O evento está na sua segunda edição, desde a sua retomada em 2023. No dia 19, aconteceu a feira de moda autoral com seis designers que levaram as suas marcas independentes para apresentar a novos públicos.

KUYA – Centro de Design do Ceará

A Kuya – Centro de Design do Ceará é um equipamento inaugurado em dezembro de 2022, que fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e as possibilidades da linguagem. O equipamento está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no bairro Moura Brasil, próximo ao Centro de Fortaleza.

A Kuya é um objeto ancestral de muitos usos que solucionam questões do dia a dia. Assim, procuramos atuar usando o pensamento de design na construção da cultura cearense, aliando inovação, ancestralidade, meio ambiente e cultura. Por meio de editais e formações, o equipamento visa abraçar as produções em design de todo o estado.

A visitação para o público acontece de quinta a domingo. Nas quintas e sextas-feiras, o horário é de 12h às 20h e nos sábados e domingo, 10h às 18h.

Serviço

Feira de Design Autoral
Data: 26 de março de 2022 (domingo)
Horário: 10h às 15h
Local: Hall de entrada da KUYA – Centro de Design do Ceará
Aberto ao público