Museu da Imagem e do Som abre nova exposição sobre percurso artístico da dupla Distruktur

24 de março de 2023 - 16:42 # # #

Ascom Museu da Imagem e do Som do Ceará

A exposição cobre vários anos da produção da dupla de artistas brasileiros radicados na Alemanha que produzem filmes e fotos experimentais

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque abre nesta sexta-feira (24) uma nova exposição: “Passeio noturno: uma visão retrospectiva sobre Distruktur”, com curadoria de Pedro Azevedo, percorre vários anos da produção audiovisual e fotográfica da dupla Distruktur, formada pelos artistas Melissa Dullius e Gustavo Jahn, brasileiros atualmente radicados na Alemanha. A exposição ficará em cartaz no andar +2 do Anexo até 24 de maio, e pode ser visitada no horário de funcionamento do MIS. A entrada é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Para marcar a estreia da exposição, o MIS trouxe os artistas para Fortaleza para dois momentos com o público. Confira abaixo a programação especial de abertura.

24/03 – Conversas Experimentais: papo com os artistas Melissa Dullius e Gustavo Jahn sobre a concepção da obra

Na estreia da exposição, o MIS recebe os artistas Melissa Dullius e Gustavo Jahn para um papo com o público sobre a concepção artística do trabalho do Distruktur. Com mediação de Pedro Azevedo, curador da exposição, a conversa acontece nesta sexta-feira (24), às 18h, na sala da exposição (andar +2 do Anexo). A entrada é gratuita.

25/03 – Visita mediada à exposição “Passeio noturno: uma visão retrospectiva sobre Distruktur”

No sábado (25), às 16h, acontece uma visita mediada conduzida pelos artistas Melissa Dullius e Gustavo Jahn. A dupla irá compartilhar aspectos do processo criativo e as especificidades desta montagem. Para esse momento, estão sendo ofertadas 25 vagas, e as inscrições serão feitas por ordem de chegada a partir de 15h30 na recepção do Anexo do MIS. A entrada é gratuita.

Sobre a exposição

“Passeio noturno: uma visão retrospectiva sobre Distruktur” reúne diversos filmes sonoros e silenciosos, fotografias e textos da dupla. Os textos e os filmes silenciosos, com duração entre 1 e 2 minutos, permanecem na exposição ao longo dos dois meses. Já os 6 filmes sonorizados, com duração em torno de 20 minutos cada, foram divididos em dois blocos, cada um com 3 filmes. Os blocos se alternam a cada semana, ficando em cartaz de sexta a quinta-feira. Os filmes são exibidos de forma contínua, em loop. No bloco 1, que ficará em cartaz de 24/03 a 30/03, serão exibidos “El Meraya” (2018), “Triangulum” (2008) e “Don’t look back/Labirinto” (2012). No bloco 2, estarão “Cat Effekt” (2011), “A Máquina do Tempo” (2014) e “No coração do viajante” (2013). O segundo bloco estreia em 31/03 e permanece em cartaz até 06/04. A partir do dia 07/04, volta a ser exibido o bloco 1, seguindo assim a alternância semanalmente.

Sobre Distruktur

Movendo-se através das fronteiras entre arte e cinema, experimental e narrativo, fotografia e imagem em movimento, Melissa Dullius e Gustavo Jahn exploram diferentes níveis da experiência sensorial e intelectual. Desestabilizam as noções do real e do imaginário ao mesmo tempo em que fundem as camadas de passado, presente e futuro. Deslocamento e transposição acontecem aqui como estratégias para produzir transformações, e as narrativas instáveis a que dão vazão sugerem que há muitas outras maneiras de comunicação além das normalmente conhecidas. Combinando ficção com arquivo pessoal, reorganizam fantasticamente símbolos de diversas eras e lugares, denotando as veias profundas que unem os indivíduos e as culturas que os formam.

Começaram a fazer filmes em Porto Alegre no ano 2000, primeiro em Super 8 e depois em 16mm. Depois de mudarem-se para Berlim em 2006 e se juntarem ao grupo fundador do coletivo LaborBerlin e.V, passaram a incorporar práticas experimentais de filmagem e revelação analógicas ao seu processo criativo. Além de conceber e produzir imagens em movimento, também trabalham como atores, músicos e técnicos de laboratório de cinema, realizando grande parte da pós-produção dos seus filmes. Seus trabalhos tomam forma como filmes, instalações, filmesperformance, fotografias, textos e materiais gráficos.

Serviço

Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.

Exposição “Passeio noturno: uma visão retrospectiva sobre Distruktur”
– Data: 24 de março a 24 de maio
– Horário:
Terça a quinta: 10h às 18h (acesso até 17h30).
Sexta a domingo: 13h às 20h (acesso até 19h30).
– Local: andar +2 do anexo
– Entrada: gratuita.

Conversas Experimentais: papo com os artistas Melissa Dullius e Gustavo Jahn sobre a concepção da obra, com mediação do curador Pedro Azevedo
– Data: 24 de março
– Horário: 18h
– Local: andar +2 do anexo
– Entrada: gratuita.

Visita mediada à exposição “Passeio noturno: uma visão retrospectiva sobre Distruktur”, com os artistas Melissa Dullius e Gustavo Jahn e o curador Pedro Azevedo
– Data: 25 de março
– Horário: 16h
– Local: andar +2 do anexo
– Entrada: gratuita. Estão sendo ofertadas 25 vagas, e as inscrições serão feitas por ordem de chegada a partir de 15h30 na recepção do Anexo do MIS.