Governador Elmano de Freitas visita regiões afetadas pelas chuvas deste início de semana no Ceará

27 de março de 2023 - 17:06 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

De acordo com a Funceme, o estado deve seguir com cenário favorável para precipitações em todas as macrorregiões até esta terça-feira (28)

Nesta segunda-feira (27), o governador Elmano de Freitas visitou os municípios de Senador Pompeu e Milhã, localizados na região do Sertão Central, bastante afetados pelas chuvas deste início de semana.

Em Senador Pompeu foram contabilizadas, pelo menos, 18 famílias desabrigadas. Já no município de Milhã, são 500 famílias desabrigadas, cerca de 2 mil pessoas impactadas pela chuva. Dentre as perdas, estão listadas casas, criações de animais e outros tipos de patrimônios materiais. Durante a visita, o chefe do Executivo Cearense ressaltou que irá discutir ações para minimizar o sofrimento dessas famílias.

“Temos que agir rápido para apoiar as famílias, sejam famílias que estejam desabrigadas, ajudá-las a ter abrigo, alimentação, ter colchão. Vou discutir como ajudar essas famílias a se reerguer, ajudá-las com o patrimônio perdido, seja com animais, seja com algum outro prejuízo que tenham tido. Estou visitando para conhecer de perto essa realidade”, ressaltou Elmano.

Desde a madrugada desta segunda-feira (27), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Superintendência de Obras Públicas (SOP) atuam nos municípios mais afetados, tais como Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Milhã e Mauriti, entre outros. Equipes técnicas dos 11 distritos operacionais da SOP estão atuando para recuperar estradas interditadas em consequência da intensidade das chuvas.

Os municípios de Senador Pompeu e Milhã estão na lista das cidades que ultrapassaram os 100 milímetros de chuva, segundo dados da Funceme. Entre 7h de domingo (26) e 7h desta segunda-feira (27), as cidades registraram 105 mm e 130 mm, respectivamente. O município de Senador Pompeu decretou estado de calamidade pública; Milhã, situação de emergência.

“São muitas tarefas, mas agora é hora de muito trabalho e é para isso mesmo que estamos nos cargos que nós estamos. Para quando o povo precisar, nós estarmos juntos”, pontuou Elmano de Freitas.

Além de Milhã, outros 12 municípios declararam situação de emergência em razão das fortes chuvas: Altaneira, Missão Velha, Antonina do Norte, Itapipoca, Itapajé, Uruburetama, Guaramiranga, Aratuba, Groaíras, Umirim, Tururu e Porteiras.

Enfrentamento

Na última sexta-feira (24), o governador Elmano de Freitas sancionou a Lei Nº18.331, que dispõe ações e políticas públicas estaduais para o enfrentamento de situação de emergência ou calamidade pública declaradas em território cearense. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa na mesma semana.

A lei autoriza a SPS a, entre outras ações, conceder aluguel social e transferir a moradia definitiva as famílias desabrigadas ou desalojadas por residirem em área de risco; e adquirir cestas básicas, materiais de higiene pessoal, colchões, roupas de cama e de banho e outros insumos. Também dentre as ações definidas pela lei, o governo estadual tem trabalhado para apoiar os municípios no levantamento das áreas de risco, auxiliando os municípios a promoverem a fiscalização das áreas de risco de desastre; auxiliado na promoção de intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis.

Previsão do tempo

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará deve seguir com cenário favorável para chuvas em todas as macrorregiões até esta terça-feira (28), pelo menos. Já para a região centro-sul do Estado, precipitações expressivas são esperadas entre tarde e noite desta segunda-feira (27).