Hospital Infantil Albert Sabin investe em modernização tecnológica para agilizar diagnósticos e tratamentos

27 de março de 2023 - 10:28 # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias

Em menos de seis meses, a unidade instalou duas máquinas de raio-x digital

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), continua aprimorando seu parque tecnológico com a aquisição de novos equipamentos. Dentre essas novidades, estão o um arco cirúrgico para imagens fluoroscópicas intraoperatórias dinâmicas, um microscópio cirúrgico, 40 incubadoras, 15 berços aquecidos, 15 oxímetros de pulso, oito bombas de seringa, seis eletrocardiógrafos, dois aparelhos de raio-x digital, uma mesa cirúrgica ortopédica, 51 monitores multiparamétricos, um endoscópio e um dispositivo para o registro de emissões otoacústicas.

Segundo a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, esses itens são inovadores na rede pública estadual. Há poucas unidades na capital cearense funcionando com esse nível de qualidade. “Mesmo enfrentando vários desafios, o Hias não para de se modernizar. Investir em equipamentos significa dar mais segurança e qualidade, oferecendo o que há de melhor às nossas crianças”, afirmou Linhares.

Um investimento que vem fazendo a diferença é o novo microscópio cirúrgico. O objeto auxilia as neurocirurgias de alta complexidade. O Hias é a única unidade da Rede Sesa que possui tecnologia desse tipo.

De acordo com o neurocirurgião João Paulo Mattos, o dispositivo dá mais segurança para procedimentos como retirada de tumores.

“O sistema ótico desse microscópio é muito mais claro e detalhado, garantindo um melhor acompanhamento da cirurgia. Ele também tem a possibilidade de registrar procedimento em gravação full HD, bem mais moderno. A demanda por esse aparelho é altíssima no ‘Sabin’, e agora temos mais segurança e precisão”, explicou.

Outro destaque da atualização tecnológica do Hias é a nova mesa cirúrgica do setor de Ortopedia. De forma inédita, a estrutura permite a realização de cirurgias de coluna em crianças e adolescentes de até 15 anos. O equipamento é essencial para procedimentos cirúrgicos ortopédicos complexos, proporcionando um ambiente seguro e estável e possibilitando ajuste de posição conforme as necessidades específicas do paciente, incluindo altura, posição e ângulo.

Raio-x

Na última sexta-feira (24), o Centro de Imagem do hospital completou a instalação da segunda máquina de raio-x digital. O novo equipamento impacta positivamente o fluxo de realização e liberação de diagnósticos por imagem, tornando imediato o resultado dos exames e reduzindo a espera dos pacientes. O aparelho também colabora para diminuir o tempo de trabalho dos profissionais que o utilizam, mitigando os custos do hospital e o nível de exposição dos pacientes à radiação.

Este é o segundo maquinário do tipo instalado na unidade em cerca de seis meses. Mensalmente, em média, são realizados 2.600 exames diretamente na sede do Hias e mais 1.500 na Emergência da instituição.