Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “A Arte de Isadora Duncan”, com Fátima Suarez

27 de março de 2023 - 11:57 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a aula aberta “A Arte de Isadora Duncan”, com a artista Fátima Suarez. A atividade ocorre na quarta-feira (29), às 19h, no auditório da Escola. A ação é gratuita e aberta ao público, sendo o público-alvo professores e estudantes de dança.

Na ocasião, será debatido um resumo dos trabalhos criados pela dançarina americana Isadora Ducan entre 1900 e 1927. A artista é considerada precursora da dança livre, que rompeu com os padrões do ballet clássico.

A aula é fruto da parceria da Escola com a 14º edição da Jornada de Dança da Bahia, um evento reconhecido nacionalmente que fomenta o desenvolvimento da educação em Dança, especificamente da Dança Moderna, buscando estabelecer conexões inventivas entre artista, professor, aluno e público. O evento traz a Fortaleza, nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023, uma programação que inclui formação de educadores em dança, espetáculo e esta aula aberta. A 14º Jornada de Dança conta ainda, em sua realização, com a parceria da Vila das Artes.

Dentro da programação da Jornada haverá, ainda, a apresentação do espetáculo na quinta-feira (30), às 19h, no Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar, e oferece ao público a experiência sensível de acesso a uma importante parte da memória viva da dança produzida no ocidente.

A coordenadora do Laboratório de Dança da Porto Iracema, Bilica Léo, ressalta a importância da Jornada de Dança da Bahia e da oportunidade de receber parte da programação na Escola. “São 14° edições deste projeto incrível que é a Jornada de Dança da BA. Fomentar a Dança Moderna pelo Brasil como faz essa equipe da Fátima Suarez não é todo dia! Uma honra pra Escola receber essa aula aberta”, finaliza.

Fátima Suarez

Fátima Suarez é a diretora da Escola Contemporânea de Dança, escola bahiana de dança moderna e contemporânea. A artista é graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, além de ter se especializado em dança moderna e contemporânea na London Contemporary Dance School (The Place), Laban Centre of Movement, na Inglaterra, e na Martha Graham Dance School, Merce Cunninghamm Dance Foundation e Isadora Duncan Dance Foundation em Nova York. Como profissional da área, atua como bailarina e diretora na Mantra Cia. de Dança desde 1987 e Contemporânea Ensemble desde 2002, trabalhando com coreógrafos nacionais e internacionais. Como professora, atua ministrando workshops na técnica de Isadora Duncan para crianças, jovens, profissionais e professores em diferentes formações por todo o Brasil.

A Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Aula aberta “A Arte de Isadora Duncan”, com Fátima Suarez
Quando: quarta-feira, 29 de março, às 19h
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público