ESP/CE inicia inscrições para Curso de Formação em Auxiliar de Vetores nesta terça (28)

28 de março de 2023 - 16:29 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Arte Gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) inicia, nesta terça-feira (28), as inscrições para nova turma do curso Formação de Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhentos.

A capacitação é prioritária para profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) atuantes no campo da Vigilância das Doenças e Agravos de Caráter Endêmico nos âmbitos municipal, estadual ou federal. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 10 de abril, de forma gratuita, na página da autarquia.

Em sua quarta turma, o treinamento será destinado a trabalhadores das Regiões de Saúde do Litoral Leste e do Sertão Central. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas – 15 para cada localidade. As aulas ocorrerão no formato híbrido, com encontros virtuais e presenciais.

A iniciativa é da Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE, por meio da Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro). O processo seletivo será feito em duas etapas: avaliação curricular e elaboração de Plano de Trabalho.

Segundo a equipe pedagógica, o curso surgiu para atender às novas exigências no setor de Saúde e ao início da implantação da Rede Estadual de Laboratórios de Entomologia, indicada nas metas do Plano Estadual de Saúde 2020/2023 da Rede Sesa.

Para a coordenadora da capacitação, Romênia Lima, a formação dos trabalhadores da Vigilância em Saúde e demais agravos de caráter endêmico torna-se um instrumento estratégico para a superação dos desafios dessa área.

“É fornecida orientação técnica, permanentemente, para os profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações, fazendo parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS)”, explica Lima.

Histórico

O treinamento da primeira turma ocorreu no segundo semestre de 2019, em Fortaleza. A formação teve continuidade com as segunda e terceira turmas, ambas iniciadas em 2021, nas regiões de Sobral e Cariri. Ao todo, 75 profissionais do SUS já foram capacitados e estão aptos para atuação nos laboratórios de Entomologia.

Serviço

Seleção para o curso “Formação de Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhentos”
Período de inscrição: de 28 de março a 10 de abril de 2023
Inscreva-se no site da ESP/CE