Sesporte realiza 1ª reunião de planejamento do 11º Jogos dos Povos Indígenas do Ceará 2023

28 de março de 2023 - 16:39 # #

Ascom Sesporte

Nesta terça-feira (28), a Secretaria do Esporte (Sesporte) realizou a 1ª reunião de planejamento do 11º Jogos dos Povos Indígenas do Ceará 2023, que será realizado no município de Itapipoca. “Nosso objetivo é fazer os Jogos dos Povos Indígenas cada vez melhor. Ano passado, em Aratuba, foi excepcional, ficou marcado não só entre os participantes, mas no município e na comunidade inserida. Tenho certeza que a realização em Itapipoca vai ser ainda melhor”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Os Jogos dos Povos Indígenas busca a integração dos povos indígenas, como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania, da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.

O evento tem a expectativa de 900 participantes que irá contar com as seguintes modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezamento.

Estão programadas outras reuniões para construção do regulamento, reuniões com órgãos ligados ao evento e, posteriormente, uma visita ao município de Itapipoca.

Participaram da reunião: o secretário-executivo da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), Jorge da Silva Gomes; o assessor jurídico da Sepince, Alexandre Fonseca, representando a Célula de Ações Públicas da Sepince, Alexandre Junior; e representantes da Cojice, Fepoince, Oprince, Apoinme, equipe técnica da Sesporte, lideranças do povo Tremembé e demais lideranças indígenas.