Condições para chuvas em todas as macrorregiões deve se manter até sexta (31)
29 de março de 2023 - 16:16 #Até sexta-feira #Ceará #chuvas #funceme #Todas as macrorregiões
Ascom Funceme - Texto
Marciel Bezerra - Foto
As condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões do Ceará deverão seguir até sexta-feira (31), pelo menos.
A previsão atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que os maiores acumulados são esperados entre quarta (29) e quinta-feira (30), ficando mais isolados no terceiro dia.
Especificamente para hoje (29), esperam-se precipitações mais expressivas no noroeste do Estado, principalmente, no período da tarde e início da noite. Já no período da noite, a porção mais ao sul, como no Cariri, é a área com maior tendência de chuvas. Tais acumulados deverão seguir pela madrugada de quinta.
Além do sul do Estado, a faixa litorânea deve receber as maiores chuvas no início do dia de amanhã. As demais regiões deverão apresentar registros, entretanto, a tendência é que sejam mais moderados.
Por fim, para a sexta-feira (31), a Funceme indica, neste momento, uma diminuição relativa ao começo da semana, quando as chuvas deverão ser mais passageiras e de fraca intensidade.
De modo geral, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue como o principal sistema indutor de chuvas no Estado neste período. Ela encontra-se posicionada entre 1°S e 2°S, que significa estar próximo à costa norte da região Nordeste.
Litoral concentra maiores chuvas
Municípios localizados entre as macrorregiões do Litoral de Fortaleza e ao norte da Jaguaribana concentraram as maiores chuvas do período entre as 7h de terça (28) e as 7h desta quarta-feira (29).
Os dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que houve registros em todas as macrorregiões. Os maiores acumulados:
-Aracati: 122 mm
-Caucaia: 99,8 mm
-Fortaleza: 90,8 mm
No balanço de 24 horas, a Funceme indica ainda que as precipitações chegaram a cerca de 150 municípios. Para ver todos os dados, basta acessar