SDA entrega animais do Programa de Ovinocaprinocultura Leiteira no Sertão de Crateús

29 de março de 2023 - 17:04 # # #

Marcel Bezerra - Ascom SDA - Texto/Fotos
Naélio Santos - Web

Famílias de oito municípios do Sertão de Crateús começaram a receber, em Ipueiras, 607 animais do Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura do Estado. O evento, que marcou a entrega, ocorreu na Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos, no distrito de Balseiros, com a presença do titular da SDA, Moisés Braz, e de representantes dos municípios envolvidos.

Para o secretário, a entrega dos animais representa responsabilidade de quem foi beneficiado inicialmente. Ao anunciar que vai garantir recursos para a continuidade da iniciativa, Moisés destacou a importância do leite de caprinos e ovinos.

“Não quero ninguém com uma cabrinha em casa, tirando leite para dar aos filhos, achando que é remédio. Leite de cabra é alimento”, afirmou, ao defender a necessidade de se aumentar a produção. “Precisamos crescer para poder comercializar no Programa do Leite. Compramos quase 80 mil litros, mas queremos chegar a uma quantidade maior para poder beneficiar, agregar valor e agroindustrializar”, defendeu.

De acordo com o titular da SDA, “um queijo de cabra custa entre R$ 80 e R$ 100 o quilo, e isso vai proporcionar a vocês um pouco mais de lucro. Façam com zelo, amanhã são vocês que vão repassar e vamos estar com o programa da caprinocultura na grande maioria dos municípios do Ceará”, previu. Com investimentos de 5,8 milhões e executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o projeto está em sua segunda fase, que compreende o repasse de matrizes caprinas fêmeas pelas famílias beneficiadas na primeira fase. Na SDA, tem à frente a Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep) e trabalha junto a agricultores familiares em municípios das regiões do Cariri, Inhamuns e Sertão de Crateús. O acompanhamento técnico é do Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Idef).

Participaram do evento o deputado estadual Missias do MST (PT) e o prefeito de Poranga, Carlos Antônio. De Ipueiras, compareceram a vice-prefeita Idelva Martins, o vereador Aílton Sampaio, o secretário de Agricultura e Pecuária do município, Jorge Alves e o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Chico Belo, além do coordenador da Codep, Márcio Peixoto, do representante do Idef Valfrido Ferreira e do gerente regional da Ematerce, Edvaldo Costa.

Incremento na produção, soberania alimentar e agregação de valor

Moradora da comunidade de Cipó, zona rural de Ipueiras, Cristiane Alves, 34, é uma das beneficiadas com o repasse de animais. Ela tem uma pequena criação de cabras, ovelhas e porcos. “Com esses dez animais que vou receber, espero poder aumentar a nossa produção, porque atualmente o leite que tiramos é para o nosso consumo. Temos a intenção de fabricar queijo de leite de cabra e assim aumentar a nossa renda”, afirma.

Receberão os animais 48 famílias cadastradas pelo Idef nos municípios de Tamboril (60 animais), Monsenhor Tabosa (52), Santa Quitéria (59), Catunda (100), Ipueiras (120), Poranga (61), Crateús (135) e Nova Russas (20). O cadastro foi feito com apoio do comitê gestor do projeto nos municípios, com participação do sindicato de trabalhadores rurais, Ematerce, prefeitura municipal e pastorais sociais.

Márcio Peixoto, da Codep/SDA, explica que, com 15 matrizes e o manejo correto, é possível obter três litros de leite por dia. “Estamos discutindo a produção de um queijo característico da região, e isso é um estímulo para que mais pessoas adiram à ovinocaprinocultura”, acrescenta.

Técnico do Idef no projeto, José Neto pontua que 90% dos contemplados já têm um pequeno rebanho e aptidão para a criação. “Ao receberem os animais, eles podem ampliar a atividade. Por isso estamos repassando os animais a famílias de uma região só, nucleando os produtores, para que em breve haja aumento da produção”, diz.

Com o tanque de resfriamento entregue pela SDA na comunidade de Riacho Verde, o técnico declara que será possível vislumbrar no futuro a produção de queijo. Em Ipueiras, foram beneficiadas inicialmente 30 famílias, e agora mais dez receberam repasses dos animais. Na opinião dele, a ideia do projeto é disseminar a criação de ovinos e caprinos, e não parar nesse processo. “Há também muita dificuldade em mudar os costumes das pessoas. Por isso atuamos para capacitá-las no manejo dos animais para que possamos garantir produção”, detalha José Neto.

Sucessão rural e critérios de seleção

Valderez Torres Martins tem 24 anos e é técnico em agropecuária formado na EFA Dom Fragoso. Beneficiado pelo projeto, ele vai iniciar na ovinocaprinocultura de leite em sua propriedade no assentamento Elizabeth Teixeira. Casado e pai de uma filha, Valderez considera que o projeto vai potencializar a sustentabilidade financeira com a comercialização de leite e derivados, assim como a soberania alimentar da família, favorecendo a sucessão rural.

“Isso evita que a gente se desloque para viver em grandes centros urbanos, permanecendo no campo e produzindo”, analisa. E revela que quer ir além. “Pretendo me capacitar na produção de queijo. Hoje mesmo experimentei o produto aqui e já conheço outras experiências  e a gente viu que dá para tocar para a frente e ter um futuro ainda melhor”, espera.

Márcio Peixoto explica os critérios para a entrada de famílias no projeto. “Elas têm de estar no CadÚnico, ter DAP/CAF e aptidão para trabalhar com os animais, tanto local de criação como espaço para pastagem”, detalha. Além disso, o trabalho de identificação das famílias é feito com o apoio do comitê gestor do projeto no município, que envolve sindicato de trabalhadores rurais, Ematerce, prefeitura municipal e as pastorais sociais.

O coordenador acrescenta que o projeto se soma a outras ações da SDA no fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado, como entrega de tanques de resfriamento, capacitações sobre mineralização, reserva alimentar, reprodução e sanidade. Os municípios envolvidos no projeto também estão incluídos na Rota do Cordeiro.