Juazeiro do Norte deve receber cerca de 150 mil fiéis na Semana Santa

30 de março de 2023 - 16:08 # # #

Ascom Setur - Texto

Em todo o país, as tradicionais celebrações da Semana Santa devem reunir mais de 1,3 milhão de fiéis, de acordo com o Ministério do Turismo (Mtur). Entre os destinos que devem receber um fluxo intenso durante o período, Juazeiro do Norte ganha destaque.

Cerca de 150 mil fiéis devem visitar a estátua de Padre Cícero, que recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes. Localizado na Colina do Horto, o monumento é um dos pontos turísticos mais buscados na cidade. O local está aberto à visitação de 7h às 17, de domingo a domingo.

Outro ponto que deve receber muitos turistas interessados em conhecer mais da história do sacerdote que ganhou fama de milagroso é o Museu Vivo. O local, que preserva a vida e obra religiosa de Padre Cícero, fica ao lado da famosa estátua, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Os turistas também tem a opção de visitar o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, que conta com um teleférico. O equipamento é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e funciona de quarta a domingo, de 9h às 17h. Do seu alto, o visitante tem uma vista privilegiada da Chapada do Araripe.

De acordo com a secretária Yrwana Albuquerque, além dos locais citados, a cidade conta com um rota turística composta por diversos equipamentos. “A região do Cariri é muito rica culturalmente e o turismo religioso exerce forte influência na economia local, gerando emprego e renda. Além dos pontos citados, que recebem naturalmente milhares de devotos, temos a Rota Cariri, que reúne mais de 50 equipamentos. Todos são ótimas opções para o turista aproveitar durante a estadia na cidade”, ressalta.

Anualmente, são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas), de acordo com o Mtur. Ao somar com os excursionistas, chega-se a 18 milhões de viagens com essa motivação. Em relação aos turistas internacionais que procuram o Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 50 mil ao ano.