Mercado AlimentaCE comemora um ano alcançando mais de 36 mil pessoas em atividades por todo o Ceará

30 de março de 2023 - 09:34 # # #

Ascom Mercado AlimentaCE - Texto e fotos

O equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria pelo Instituto Mirante, foi criado a partir da Lei Estadual da Gastronomia e inaugurado junto com a Estação das Artes, em 30 de março de 2022

Há um ano, o Ceará ganhava um equipamento público dedicado a promover, fomentar e salvaguardar a gastronomia cearense. O Mercado AlimentaCE, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult Ceará), gerido em parceria pelo Instituto Mirante, nasceu em 30 de março de 2022, junto com o Complexo Cultural Estação das Artes. A partir da Lei Estadual da Gastronomia, vem atuando por meio de feiras e festivais, formações, mapeamento de produtos e da cultura alimentar, além da operação de seis restaurantes.

Para celebrar a data, o Mercado AlimentaCE se junta à Estação das Artes e comemora o primeiro ano, que teve mais de 80 ações realizadas em Fortaleza e outros 47 municípios, alcançando mais de 36 mil pessoas, entre produtores de alimentos, agricultores, cooperativas, comunidades tradicionais, empreendedores locais da gastronomia e o público geral. Além dos eventos e da operação dos restaurantes na Capital, o equipamento tem como uma de suas principais ações a pesquisa de cultura alimentar no interior do Ceará. De março de 2022 a janeiro deste ano, foram percorridos 7.500 Km em 10 ações itinerantes que passaram por 11 regiões do Estado e mapeados mais de mil produtos cearenses, catalogados em nove tipologias propostas a partir da pesquisa do equipamento.

“A construção de um equipamento ligado à cultura alimentar é uma atividade pioneira no estado, por isso esse primeiro ano foi tão significativo para nós. Foi um ano de descobertas, contatos, pesquisa e muitos elos de confiança criados com a cadeia produtiva local”, avalia a chef e diretora do Mercado AlimentaCE, Marina Araújo. Ela ressalta a importância de um equipamento como esse não só para criar novas estratégias de modernização do setor gastronômico, mas também para valorizar a originalidade do nosso Ceará de comer.

O Mercado AlimentaCE realiza, ainda, atendimentos de produtores, formações comerciais e de cadeia produtiva. Foram mais de 80 pessoas capacitadas e mais de 160 atendimentos. Em novembro de 2022, promoveu o Festival de Gastronomia Afro-brasileira e, em janeiro deste ano, o Festival de Gastronomia Cearense, reunindo mais de 6 mil pessoas em três dias de programação. Neste último evento, foi lançado o documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”, que conta as histórias de quatro mulheres de diferentes regiões que preservam os saberes alimentares de seus territórios: Fortim, a Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, em Baturité, e Apiques, em Itapipoca.

Momento de celebração

Nesta quinta-feira (30), ao longo da programação artística da Estação, que ocorre das 17h30 às 22h30 e conta com DJ’s, projeções e o show “Falando da Vida”, os restaurantes Muá Tuá, Cozinha do Deyme, Pachamama, Sorvete da Reserva, Tacos Burger e Mormaço vão oferecer pratos com ingredientes típicos da culinária local.

Na comedoria do Mercado AlimentaCE, haverá, ainda, o espaço temático “Casa das Guardiãs”, com a degustação de produtos cearenses, como beiju, cajuína, geleias, queijos e chocolate. Ao longo de todo o evento, o público poderá conferir também a exibição do documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”, lançado em janeiro deste ano. A entrada é gratuita.

>>> Confira a programação completa de aniversário do Mercado AlimentaCE e da Estação das Artes:

13h às 14h – Visita Mediada à exposição “Ferrovia em Miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, com o ferroviário metalúrgico Antônio Simão

17h30 às 22h30 – Videomapping nos arcos da Gare, por Valentino Kmentt

17h30 às 19h30 – DJ Maria Tavares

17h30 às 22h30 – Restaurantes Mercado AlimentaCE – Mormaço, Muá Tuá, Cozinha do Deyme, Tacos Burger, Pachamama e Sorvete da Reserva

17h30 às 21h – Casa das Guardiãs – Mercado AlimentaCE – Degustação de produtos cearenses: beiju, cajuína e chocolates

17h30 às 22h – Casa das Guardiãs – Mercado AlimentaCE – Exibição do documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”

19h30 às 20h30 – Show “Falando da Vida”

20h40 às 22h30 – DJ Davi Markan e VJ MX Leguiza

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE, inaugurado em 30 de março de 2022, é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses. Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

O que: Mercado AlimentaCE comemora um ano alcançando mais de 36 mil pessoas em atividades por todo o Ceará
Quando: Quinta-feira, 30 de março, de 17h30 às 22h30
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Entrada Gratuita