No Dia Mundial da Juventude, IDT/Sine ressalta a importância da capacitação profissional para a inclusão no mercado

30 de março de 2023 - 17:09 # # # #

Ascom IDT/Sine

No Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta quinta-feira (30), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) destaca ações que desenvolve para assegurar mais oportunidades à população com faixa etária entre 15 a 29 anos.

De acordo com o órgão, as iniciativas almejam preparar os jovens para o mercado contextualizando-os acerca das inovações e das diferentes nuances do mundo corporativo, para facilitar o acesso e a permanência no emprego.

Em execução em Fortaleza e nos municípios de Maracanaú, São Gonçalo do Amarante e Pacatuba, o Projeto Aprendiz Empreendedor é desenvolvido com base numa metodologia de construção do conhecimento com viés no desenvolvimento pessoal, social e profissional. Segundo o IDT, o objetivo do projeto é capacitar jovens com técnicas e conhecimentos específicos para o enfrentamento das competências exigidas pelo mercado de trabalho. Dados do Instituto indicam que cerca de cem jovens são inseridos em postos de trabalho anualmente por meio do projeto. Ao todo, mais de 400 pessoas já foram contempladas pela iniciativa.

Na mesma direção, as Oficinas de Orientação para o Mercado do Trabalho (OOMT) também miram na empregabilidade do público jovem. Disponibilizadas nas 18 unidades da rede de atendimento, as OOMTs dão dicas práticas e comportamentais para quem busca o primeiro emprego, como por exemplo, como se comportar numa entrevista de emprego, como elaborar um currículo competitivo, dentre outros.

“Apesar de uma participação ativa e importante no mercado de trabalho, o jovem ainda enfrenta grandes desafios na busca por uma vaga. Para quebrar esse círculo vicioso da falta de qualificação e experiência, desenvolveremos políticas voltadas à qualificação, aprendizagem e inserção no mercado de trabalho”, acrescenta o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Dados da Base de Gestão do Ministério do Trabalho indicam que, em 2022, cerca de 129 mil trabalhadores com idade entre 15 a 29 anos foram encaminhados para vagas de emprego pelo IDT/SINE. No mesmo período, cerca de 25% dos que participaram dos processos seletivos conseguiram uma colocação. “O nosso papel é justamente aumentar a inserção dos candidatos em postos de trabalho no mercado, e é nesse sentido que ações de capacitação para o emprego surgem como uma estratégia elementar para ampliar as chances de empregabilidade”, explica o presidente do IDT, Raimundo Ângelo.