Solenidade marca encerramento da primeira turma de residência do HRN

30 de março de 2023 - 10:43 # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN

Três profissionais concluíram a formação, dois em Clínica Médica e um em Medicina Intensiva

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, promoveu, nessa terça-feira (28), a solenidade de encerramento da primeira turma do Programa de Residência Médica. Três profissionais concluíram a formação – dois em Clínica Médica e um em Medicina Intensiva.

A Residência Médica no HRN integra o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Ambas as instituições são vinculadas à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O HRN, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), possui especialidades nas áreas de Gineco-obstetrícia, Medicina Intensiva, Clínica Médica, Pediatria e Medicina de Emergência. No início deste mês, houve o acolhimento de 13 médicos em novo ciclo. No total, a unidade tem 26 residentes em formação.

Para a diretora de Cuidado e Ensino do ISGH, Virgínia Angélica Silveira Reis, a conclusão da primeira turma é um marco. “São os primeiros de muitos que serão qualificados neste hospital. Espero que tenhamos contribuído com a capacitação de cada um e que as ações deles sejam sempre pautadas na ética, no compromisso, e que os pacientes estejam no centro das decisões”, disse na mesa de abertura da solenidade.

Também estiveram presentes a diretora de Gestão do Cuidado do HRN, Fabrícia Souza Araújo, e a gerente de Ensino e Pesquisa do ISGH, Fernanda Gadelha Severino.

Na ocasião, o diretor-geral do equipamento, Carlos Hilton Albuquerque Soares, acolheu os presentes e reforçou a importância da residência para a Saúde da região. “O HRN investe em Ensino e Pesquisa, o que nos faz progredir e contribuir com a Saúde do Norte cearense”, destacou.


A unidade tem 26 residentes em formação

“Percebemos um crescimento pessoal e profissional dos novos residentes visando ao melhor cuidado com os pacientes”, acrescentou o coordenador do Programa de Residência Médica no HRN, Evandro Oliveira Galvão Filho.

Participando do evento de forma on-line, a diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olívia Bessa, parabenizou o HRN pelo processo formativo dos novos residentes. “O Ampliares surgiu para qualificar especialistas no interior cearense e o HRN abraçou o projeto”.

Residência em emergência

Na tarde de segunda-feira (27), o HRN realizou um treinamento em Medicina de Emergência. O evento marcou o início da primeira turma de residência na área.

Um dos palestrantes foi o médico Frederico Arnaud, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) – Ceará. “Quanto mais médicos emergencistas especialistas, melhor será o atendimento dado aos pacientes”, avaliou Arnaud.