SSPDS participa de reunião no MJSP para o fortalecimento de estratégias de combate ao crime organizado

30 de março de 2023 - 15:00 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Com o objetivo de discutir medidas e propostas voltadas para a segurança pública nos estados e com o foco no combate ao crime organizado, o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio, participou de uma reunião, nessa quarta-feira (29), na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O encontro, realizado em Brasília, também teve como pauta a elaboração de um projeto nacional de segurança pública.

Ainda nessa quarta-feira, o secretário Samuel Elânio participou de outras duas reuniões em Brasília. Também na sede do MJSP, o titular da SSPDS-CE; o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; e o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará, Mauro Albuquerque; reuniram-se com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para discutir estratégias de combate à violência; tratar de aquisições de equipamentos para a segurança pública, como viaturas para os órgãos vinculados à SSPDS, dentre essas, veículos para implantação da patrulha Maria da Penha no Estado.

Combate ao crime organizado

O encontro, do qual participou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, do diretor de Operações Integradas, Romano Costa, e dos dirigentes da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, e da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Souza Oliveira, além dos demais secretários estaduais de Segurança Pública.

O secretário Samuel Elânio afirmou que o evento debateu a centralização das informações pelo Governo Federal. “A reunião que ocorreu no MJSP teve como pauta o debate sobre estratégias referentes à inteligência entre todas as instituições, sejam estaduais, sejam federais, havendo, por parte do Ministério, essa concentração das informações e o trabalho integrado entre os estados. Além disso, foi discutido o fortalecimento das ações de combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado por meio de investigações financeiras e patrimoniais”, detalhou o titular da SSPDS.

A reunião de alinhamento entre os governos Federal e estaduais teve também como objetivo discutir a construção de um projeto nacional de segurança pública. Foram levadas proposições e demandas dos gestores de modo a fortalecer a integração entre os estados e o Governo Federal.

Agenda

Além disso, o secretário, ao lado do governador Elmano de Freitas e de outras autoridades, participou de visita institucional ao ministro da Educação, Camilo Santana.