Vale-Gás Social: Mais de 17 mil famílias atendidas por cozinhas sociais e entidades serão beneficiadas

30 de março de 2023 - 14:35 # # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

“Nós que atuamos nas trincheiras contra a fome estamos hoje celebrando mais este benefício do Estado, que nos possibilitará atender um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade em nossas cozinhas sociais”, ressaltou frei Nailson, membro e idealizador do Instituto Compartilha. Frei Nailson ainda reiterou que esta ação é resultado da intersetorialidade entre poder público e sociedade civil, e que através de ações como estas é que vamos superar o mapa da fome. Ele representa uma dentre as 110 entidades contempladas com o Vale-Gás Social. A entrega foi realizada na tarde dessa quarta-feira (29), no auditório da Secretaria da Proteção Social (SPS).

A titular da SPS, Onélia Santana, destacou que, através do Mais Nutrição e do Vale Gás Social, o Estado está levando alimentos às mesas daqueles que mais precisam. “Vocês que estão à frente das cozinhas sociais e das entidades comunitárias são verdadeiros servidores do povo, pessoas que se doam integralmente para alimentar e acolher aos cearenses que mais necessitam. Vocês são um exemplo para cada um de nós e obrigada por seguirem realizando e acreditando neste trabalho tão importante para os mais vulneráveis”, reiterou a secretária.

Carlos Freitas é professor da Associação Vidança e também recebeu os tíquetes do Vale-Gás. “Trabalhamos com um público de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social e entendemos que oferecer um lanche por dia seria importante para garantir que nenhum dos nossos alunos assistiriam aula com fome. É motivo de orgulho para nós que integramos o Vidança garantir um lanche por dia pra eles, e agora, com mais esse benefício do Estado, o Vale Gás, poderemos alimentar ainda mais crianças e jovens e trazê-los para o mundo da arte, da literatura e da dança”, frisou Carlos Freitas.

“É uma alegria muito grande estar aqui e reforçar que no governo do Elmano as ações de combate à fome serão prioridade. Através do programa Ceará sem Fome vamos chegar a um número cada vez maior de pessoas, e isto será através do trabalhos de vocês que atuam nas cozinhas sociais e entidades comunitárias, dentro das periferias. Todos vocês são essenciais para que possamos chegar às pessoas em situação de vulnerabilidade e levar comida para o prato delas. Obrigada por nos ensinarem tanto e serem nossas pernas e nossos braços para alcançar e acolher os mais vulneráveis”, complementou a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas.

Para fortalecer o trabalho voluntário de entidades comunitárias e cozinhas sociais, foram entregues 250 tíquetes do Vale-Gás Social para as entidades dos municípios de Caucaia, Fortaleza e Maracanaú que são credenciadas ao Programa Mais Nutrição. As entidades do Cariri também receberão o benefício. Outras 30 cozinhas sociais de Fortaleza também foram contempladas.

Dos 250 tíquetes que foram distribuídos, 90 foram entregues às cozinhas sociais e os outros 160 foram entregues a organizações da sociedade civil (OSCs) que trabalham com crianças e adolescentes. As entidades receberam dois vales cada e as cozinhas sociais, três. Cada tíquete equivale a uma recarga de um botijão de gás de 13 quilos.

Através desta doação, mais de 17 mil famílias serão atendidas pelas entidades. Ao todo, as cozinhas sociais e OSCs já receberam mais de 1.500 tíquetes do Vale-Gás. Neste mês de março, foi feita a primeira entrega de Vale-Gás Social deste ano. Mais de 200 mil tíquetes foram distribuídos em todo o Estado.